Análise Crítica do Filme “O Extraordinário” sob a Luz da Psicologia Sócio-Histórica / Critical Analysis of the Film “The Extraordinary” under the Light of Socio-Historical Psychology

Autores

  • Angélica Cabral Oliveira Alves Faculdade Católica Dom Orione
  • Jaíne Daise Alves dos Santos Faculdade Católica Dom Orione
  • Gilson Gomes Coelho Faculdade Católica Dom Orione

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3140

Palavras-chave:

Psicologia Sócio-histórica. O Extraordinário. Clínica sócio-histórica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar através da análise do filme “O Extraordinário” como a abordagem da Psicologia Clínica Sócio-Histórica poderá atuar e trabalhar com as demandas da personagem “Olívia Pullman” no filme. O artigo possui metodologia explicativa. Foram encontrados processos sociais e históricos que influenciam como marcadores e fatores determinantes nas relações observadas. Portanto o lugar que o terapeuta ocupa na clínica sócio-histórica torna-se indispensável para trabalhar as situações cotidianas apresentadas, sendo que ele promoverá possibilidades que auxiliarão nas resoluções de conflitos e de sofrimentos. A clínica sócio-histórica possibilita mobilizar e impactar a vida do cliente, com mudanças significativas no jeito de enfrentar e lidar com as adversidades e com gerenciamento de sentimentos comuns diante de uma situação de conflito, angústia entre outras, no processo de escuta e cuidado em todas as suas dimensões de afetações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Cabral Oliveira Alves, Faculdade Católica Dom Orione

Acadêmica de Psicologia na Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína, Tocantins, Brasil.

Jaíne Daise Alves dos Santos, Faculdade Católica Dom Orione

Acadêmica de Psicologia na Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína, Tocantins, Brasil.

Gilson Gomes Coelho, Faculdade Católica Dom Orione

Doutorando em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Professor na Faculdade Católica Dom Orione, Araguaína, Tocantins, Brasil.

Referências

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. Reflexões a partir da psicologia sócio-histórica sobre a categoria “consciência”. Cadernos de Pesquisa, nº 110, p. 125-142, 2000.

BRAGA, Elizabeth dos Santos. A constituição social do desenvolvimento. Lev Vigotski: principais teses. In: Revista Educação - Lev Vigotski. Publicação especial. Editora Segmento, Coleção História da Pedagogia, n. 2, p. 20-29, 2010.

CRUZ, Maria Nazaré da. Imaginação, linguagem e elaboração de conhecimento na perspectiva da psicologia histórico-cultural de Vigotski. In: SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; NOGUEIRA, Ana Lúcía Horta. (org.). Emoção, memória, imaginação: a constituição do desenvolvimento humano na história e na cultura. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

EXTRAORDINÁRIO. Direção: Stephen Chbosky. Produção David Hoberman e Todd Lieberman. Canadá: Paris Filmes, 2017. Youtube.

LEAL, Maria Rita Mendes. A Psicoterapia como aprendizagem: um processo dinâmico de transformações. Lisboa: Fim de Século, 2003

LIMA, Paula Márcia de; CARVALHO, Carolina Freire de Carvalho de. A Psicoterapia Sócio-Histórica. Psicologia: Ciência e Profissão, n. 33, p. 154-163, 2013.

LUCCI, Marcos Antonio. A proposta de Vygotsky: a psicologia sócio-histórica. Revista de currículum y formación del profesorado, n. 10, v. 2, 2006.

NEVES, Rita de Araujo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, v. 1, n 2, abr., 2006.

OLIVEIRA, Rafael Barbosa da Silva de; ALVES, Alvaro Marcel Palomo. As possibilidades de uma prática clínica na psicologia sócio-histórica. Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, 2015.

PINO, Angel. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Cadernos CEDES. n. 24, p. 32-43, 1991.

REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis-RJ. Vozes, p. 55-62, 1995.

SIRGADO, Angel Pino. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, nº 71, 2000.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Internalização: seu significado na dinâmica dialógica. Educação & Sociedade, n. 42, agosto, p. 328-335, 1992.

TULESKI, Silvana Calvo. Vygotski: a construção de uma psicologia marxista. 2 ed. Maringá, PR. Eduem, p. 207, 2008.

VYGOTSKI, leontiev luria. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 4 ed., 1991.

VIGOTSKII, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: ícone, 11 ed., 2010

Downloads

Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos