A Educação Inclusiva e a Implementação das Salas de Recursos Multifuncionais

Maria Loézia Duarte Jorge, Emidgia Garcia Ferreira, Edilândia Carvalho de Sousa, Maria Aparecida Oliveira Alves

Resumo


Melhorar a qualidade da educação tem sido uma meta estabelecida em muitos países do mundo. Governos têm elaborados programas e projetos visando garantir o acesso de toda população à escola. O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de implementação das salas de recursos multifuncionais para educação inclusiva no município de Juazeiro do Norte-CE.  – Ceará. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta foi realizada no mês de outubro de 2014, à partir de um questionário aplicado a professores em 10 (dez) escolas municipais, que contam com Salas de Recursos Multifuncionais para alunos com Necessidades Educativas Especiais. Os professores tinham entre 39 a 50 anos, com uma média de 20,9 anos de atuação na docência. Quanto a percepção de inclusão, esta foi vista como Possibilidade,  como um Direito e como uma questão Ética, estando pois, de acordo com a proposta de educação inclusiva, calcada em valores humanos fundamentais. Quanto a forma de utilização dos Recursos Multifuncionais, foram percebidos como bom (30%) e ótimo (70%). Quanto as representações da importância das Salas Multifuncionais, estas foram percebidas como: Prestar apoio (60%); Evitar a Segregação (20%) e, Potenciar possibilidades (20%). O presente estudo concluiu que a escola é que precisa iniciar o processo de uma educação efetivamente inclusiva não apenas voltada para alunos com essas necessidades, mas estendida a todos com qualidade e eficácia. As escolas objeto do presente estudo, apesar de estarem com salas de Recursos Multifuncionais instaladas, a capacitação dos seus docentes precisa ser contínua, de forma a habilidades e competências necessárias para que os mesmos possam desenvolver sua prática com alunos especiais efetivamente incluídos. Isso pressupõe também uma maior compreensão do papel desses equipamentos na proposta da Educação Inclusiva.


Palavras-chave


Educação; Escola; Inclusão; Recursos Especializados

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v9i25.314

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