Práticas Interventivas do Psicólogo Escolar na Escolarização de Crianças com Autismo: Uma Revisão de Literatura / Interventive Practices Of School Psychologists in Schooling of Children with Autism: A literature Review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3134

Palavras-chave:

Autismo, Prática em Psicologia, Intervenção precoce na escola

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) trata-se de uma deficiência de desenvolvimento que causa prejuízos na comunicação e na interação social do indivíduo. Por conta disso, é essencial a intervenção de uma equipe qualificada para o desenvolvimento dessas áreas, incluindo o psicólogo escolar para auxiliar na escolarização de crianças com autismo. Para o levantamento de dados, foram utilizadas as bases de dados CAPES, Lilacs, PePSIC e SciELO, com trabalhos publicados entre os anos de 2016 e 2021. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, a partir de uma revisão de literatura, com o enfoque exploratório, tendo como objetivo identificar na literatura as intervenções do psicólogo escolar voltadas para a escolarização de crianças portadoras de TEA. Os resultados sugerem que a presença do psicólogo escolar é benéfica para a escolarização de crianças com autismo, além disso, é essencial para a instrumentalização dos agentes educacionais com relação ao transtorno.

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Biografia do Autor

Emilly Marinho Pessoa, Universidade Ceuma

Curso de Psicologia. . Universidade Ceuma

Karoline Giele Martins de Aguiar, Universidade Ceuma

Psicóloga, Doutoranda e Mestre em Psicologia Clínica, especialista em Saúde Mental e especialista em Avaliação Psicológica. Docente curso de Psicologia, Universidade Ceuma - Imperatriz - Ma.

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Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão