Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri

Autores

  • Irineide Beserra Braga
  • Marcus Nascimento Coelho

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v9i25.313

Palavras-chave:

Necessidades, Orientação, Universidade

Resumo

O presente trabalho investiga as necessidades de orientação dos alunos da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato, Ceará, oriundos dos cursos de direito, enfermagem e pedagogia. Tem por objetivo observar como percebem, eles próprios, suas necessidades de orientação; de que maneira crêem serem conscientes de sua importância e se saberiam como obter orientação em caso de necessidade. Também visa comparar se as necessidades de orientação são uma questão de gênero, se o curso tem alguma influência nas necessidades e se são diferentes as necessidades dos alunos primeiranistas, dos alunos do último ano de curso. As informações foram colhidas através de questionário utilizado para a avaliação das necessidades, especialmente desenvolvido para este fim. Os resultados desta pesquisa revelaram claramente que os alunos necessitam de orientação nas diversas áreas investigadas. A orientação profissional e a orientação acadêmica, representam uma necessidade para 86,84% e 79,64% dos alunos, respectivamente. Além destas constatações a pesquisa revelou que os alunos dos primeiros anos de curso sentem mais necessidade de orientação acadêmica, enquanto os alunos em final de curso sentem mais necessidade de orientação profissional e ainda, que as mulheres tem mais necessidades de orientação, lhe conferem maior importância e, informaram maiores dificuldades em obter os serviços de que necessitam. Os resultados desta pesquisa também indicam a existência de uma demanda pela criação de um serviço de orientação universitária. A qualidade da educação superior, dentro de uma perspectiva orientadora, não se identifica somente com uma melhor preparação intelectual e técnica dos futuros graduados, mas com o favorecimento do processo de amadurecimento pessoal, que permita tomadas de decisões mais congruentes; capacitação para enfrentar situações problemáticas de forma mais adequada, bem como o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada, que permita atuar com mais eficácia na sociedade e nas relações interpessoais. Estes são fatores suficientes para justificar  uma intervenção orientadora nesta direção.

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Publicado

2015-01-28

Edição

Seção

Educação