Educação Inclusiva no Ensino de Crianças Autistas: Uma Revisão de Literatura com foco na Igualdade de Oportunidades / Inclusive Education in Teaching Autistic Children: A Literature Review Focusing on Equal Opportunities

Autores

  • Miguel Melo Ifadireó Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Alyne Andrelyna Lima Rocha Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Francisco Renato Silva Ferreira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Vanessa de Carvalho Nilo Bitu Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3120

Palavras-chave:

Ensino. Educação em Saúde, Autismo, Educação Inclusiva, Atendimento Escolar Especial

Resumo

Resumo – É crescente na contemporaneidade o aumento de demandas nas mais distintas ciências em relação à inclusão de crianças com alguma deficiência.  O objetivo geral deste ensaio acentua algumas discussões sobre a igualdade de oportunidades no ensino com crianças autistas sob o foco da educação inclusiva. Sendo assim, percebe-se que a inclusão não pode mais ser vista como um mistério distante, mas como um projeto social humanista de trabalho que traz consigo muitas opções. A epistemologia utilizada está inserida dentro dos métodos de pesquisa de natureza qualitativa através de uma revisão crítica de literatura no ensino de crianças autistas. Assim, se foi feito uso de distintos estudos prévios em bancos de teses, dissertações e plataformas de periódicos - tais como os de Silvia Lucía Baetti, María de los Ángeles Matos e Maria Belén Prieto (2019), Aldo Ferreres e Valeria Abusamra (2019), Mayra Gaiato e Gustavo Teixeira (2018), Sílvia Orrú (2016) e Alicia Colatto (2013) entre outros – que objetivaram ressignificar suas abordagens teóricas, visando assim, a melhoria e o sucesso nas condições  de ensino e de aprendizagem envolvendo pessoas com autismo no cotidiano escolar. Os achados permitiram asseverar que os objetivos da educação inclusiva poderiam ultrapassar os limites de viabilidade e visibilidade da questão, ultrapassando por cima da própria resiliência do docente, seja em seus aspectos e abordagens teóricas, seja na implementação de atividades inclusivas adaptadas no cotidiano diário da sala de aula.

 

 

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Biografia do Autor

Miguel Melo Ifadireó, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

[1] Pós-Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana do Paraguay (UIA/PY). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Professor Assistente do colegiado do Curso de Administração da Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador-líder do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça, Organizações e Sustentabilidade (NEGROS) da Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador-líder do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão Universitária em Educação Inclusiva e Violência (LIEVI). Pesquisador-colaborador do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias da Universidade do Estado de Pernambuco (G-PENSE/UPE). Correio Eletrônico: miguel.ifadireo@upe.br . 

Alyne Andrelyna Lima Rocha, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

[2] Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Professora do curso de Direito do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Graduação-bacharelado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Advogada. Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão Universitária em Educação Inclusiva e Violência (LIEVI). Correio Eletrônico:  alynerocha@leaosampaio.edu.br

Francisco Renato Silva Ferreira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

[3] Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Especialista em Educação Especial/ Educação Inclusiva/ Altas Habilidades (FAVENI). Especialista em Educação Especial e Treinamento Desportivo (DOMALBERTO). Especialista em Docência do Ensino Superior (FIP). Graduação-Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Graduação-Bacharelado em Educação Física pela Faculdade de Piracanjuba (FAP). Graduando-Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário UniFaveni (UNIFAVENI). Diretor Administrativo na Secretaria de Educação do Município de Juazeiro do Norte – CE (SME). Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão Universitária em Educação Inclusiva e Violência (LIEVI/UNILEÃO). Correio Eletrônico: norf20@hotmail.com

Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

[4] Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015). Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (2011). Especialista em Docência do Ensino Superior (2009) e Educação em Saúde Pública (1999). Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). Professora adjunta das disciplinas de Anatomia Humana e Biologia Celular nos cursos de Nutrição, Enfermagem e Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissionalizante em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Pesquisadora-colaboradora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Extensão Universitária em Educação Inclusiva e Violência (LIEVI). Correio Eletrônico:  vanessanilobitu@gmail.com.



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Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos