O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v9i25.312Palavras-chave:
Laboratório de informática, Internet, Ensino-aprendizagemResumo
No Brasil, os primeiros laboratórios de tecnologias para informática do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foram efetivados escolas públicas municipais à partir de 1997.O presente estudo objetivou discutir as contribuições da utilização do Proinfo nas escolas públicas, como ferramenta pedagógica inovadora no processo ensino-aprendizagem, nas escolas públicas de Banabuiú. A pesquisa envolveu 12 escolas de ensino fundamentais do município, sendo 3 na zona urbana e 9 na zona rural do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, respondidos por alunos, professores e gestores, funcionários e familiares dos alunos. Após análise dos dados, constatou-se que, nem todas as escolas possuem uma infra-estrutura apropriada para laboratórios de informática; Muitos professores ainda têm receio quanto à utilização do computador em sala de aula. Que os mesmos carecem de maior treinamento na área didática para lidarem com as novas tecnologias. Que utilizam-se pouco do aparato de recursos em termos computacionais em suas aulas, mesmo conhecendo que há uma demanda latente dos alunos quanto a sua incorporação como recurso didático. Concluiu-se pois, que ainda é relativamente grande o déficit quanto a formação de professores para o trabalho em ambientes informatizados. Que a informática para uso em sala de aula, não tem sido vivenciada da forma como foi originalmente concebido no programa e que, portanto, o uso regular e corriqueiro dos laboratórios de informática enquanto recurso pedagógico, ainda não alcançou a sua meta.
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