Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process

Autores

  • Andreia Cristina Pontarolo Lidoino FAF (Faculdade de Alta Floresta) Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização https://orcid.org/0000-0002-2293-6681
  • Ismael Pereira dos Santos FAF (Faculdade de Alta Floresta)
  • Fernanda da Silva Signor FAF (Faculdade de Alta Floresta)
  • Kellen Patrícia Pereira FAF (FAculdade de Alta Floresta)
  • Lilian Nayara Braga FAF (FAculdade de Alta Floresta)
  • Anderson Ortiz Alves FAF (Faculdade de Alta Floresta)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3116

Palavras-chave:

Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.

Resumo

Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade.  Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, FAF (Faculdade de Alta Floresta) Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização

Professora efetiva da Educação Básica Rede Estadual de Mato Grosso, atuando como professora na Escola Estadual Rui Barbosa e na Faculdade de Alta Floresta FAF. Graduada em Pedagogia pela União das faculdades de Alta Floresta (UNIFLOR), Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pela AJES e em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela CENSUPEG, Mestra em Ensino pela UNIVATES. Experiência em atuar na Educação Básica do 1º ao 5º ano, sala de Recurso Multifuncional, Laboratório de Aprendizagem e no Ensino Superior com as disciplinas de: Estágio Supervisionado, Língua brasileira de sinais, LIBRAS, Didática, Alfabetização e Letramento, Fundamentos e Metodologia da: Alfabetização. Publicações de artigos na área de Ensino e Educação. Experiência em atuar com formação continuada de professores para Educação Infantil, 1º ao 5º ano, com os temas: Currículo, planejamento, avaliação, transtornos e deficiências. Possui certificação de participação e ministrante em cursos, minicursos, oficinas e palestras voltado para área de atuação da Educação Básica, Educação Especial e Ensino Superior.

  

Fernanda da Silva Signor, FAF (Faculdade de Alta Floresta)



Referências

ANDALÓ, A. Didática da língua portuguesa para o ensino fundamental: alfabetização, letramento, produção de texto em busca da palavra mundo. São Paulo, SP: FTD, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Currículo no ciclo de alfabetização: perspectivas para uma educação do campo. Brasília, DF: MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização. Brasília, DF: MEC/SEB, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A Criança no ciclo de alfabetização. Brasília, DF: MEC/SEB, 2015.

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o Bá-Bé-Bi-Bó-Bu: Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo, SP: Scipione, 1998.

DALLABONA, S. R.; MENDES, S. M. S. O lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. Vol. 1 n. 4 - jan. Mar./2004. Disponível em: Acesso em 03/06/2021.

DIAS, E. A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Revista Educação e Linguagem – Artigos – ISSN 1984 – 3437. Vol. 7, n º 1 (2013). Disponível em: Acesso em 03/06/2021

FARIAS, G. A; SPELLER, R. A. M. O brincar na psicanálise e na educação. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

FERREIRO, E. Alfabetização em Processo. 15. ed. Tradução Sara Cunha Lima. São Paulo: Cortez, 2004.

FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. A Psicogênese da língua escrita. Trad. D. M. Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artmed, 1999, 304 p.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo, SP: 2ª ed. Cortez, 1994.

SILVA, S.J. O planejamento no enfoque emergente: uma experiência no 1º ano do ensino fundamental de nove anos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. Programa de pós-graduação. Porto Alegre RS, 2001.

Downloads

Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos