Limitações e Contribuições do Estágio para a Formação de Administradores no Brasil / Limitations and Contributions of the Internship to the Training of Administrators in BrazilMINISTRADORES NO BRASIL

Autores

  • Ana Beatriz Simplício Bezerra Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Fabiana Ferreira Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3112

Palavras-chave:

Estágio, Administração, Limitações e Contribuições, Produção Acadêmica Nacional.

Resumo

Os estudos que discutem a temática do estágio desenvolvido pelos graduandos são imprescindíveis ao aperfeiçoamento desta atividade de aprendizagem, sendo Administração uma das áreas que mais oferece oportunidades de estágio. Face ao exposto, o objetivo geral deste estudo foi analisar as limitações e contribuições do estágio para a formação de graduandos em Administração à luz da produção acadêmica nacional. No que se refere aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, descritiva e bibliográfica, respaldada no método de revisão sistemática da literatura. Dentre os principais resultados encontrados, destacaram-se como limitações a dificuldade dos graduandos para conciliar as atividades acadêmicas com o estágio, bem como a pressão sofrida pelos estudantes e a vigência de contratos em situações precárias. Por outro lado, quando desenvolvido adequadamente, o estágio contribui para melhorar a compreensão das questões acadêmicas, aumentar a empregabilidade dos graduandos e ampliar seu processo de socialização.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Simplício Bezerra, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE / Bolsista de Iniciação Acadêmica pela UFRPE e FACEPE - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco.

Fabiana Ferreira Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Administradora, Doutora em Educação, Professora do Departamento de Administração (DADM), Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE.

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Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigos