Desafios na Execução de Projetos de Extensão Universitária e Responsabilidade Social em Contexto de Pandemia: Percepção de Gestores Docentes / Challenges in Executing University Extension and Social Responsibility Projects in a Pandemic Context: Perception of the Faculty Managers

Autores

  • Ingrid Soraya de Oliveira Sá Centro Universitário INTA
  • Léa Barbosa de Sousa Centro Universitário INTA
  • Regina Maria Aguiar Alves Centro Universitário INTA.
  • Sílvia de Sousa Azevedo Centro Universitário INTA.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3109

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Responsabilidade social, Pandemia, Percepção docente

Resumo

Resumo:  Percebe-se, através da história da legislação educacional brasileira, que a extensão acadêmica assume cada vez mais um papel de relevância na formação do estudante. A difusão e aplicação dos conhecimentos gerados pelas instituições de ensino superior através da extensão, enquanto instrumento de difusão e aplicação do ensino e da pesquisa numa perspectiva de benefício mútuo, evolui para uma conceção de extensão tornando a população envolvida em sujeitos da ação (Nogueira, 2005). A presente proposta de comunicação reflete sobre o contributo que as atividades realizadas no âmbito da extensão universitária, assente no compromisso de responsabilidade social, desenvolvidas no contexto de Pandemia, trouxe para a formação dos alunos em confinamento social. Este contributo aferido visa robustecer o projeto de doutoramento em fase inicial de construção sobre a temática, práticas pedagógicas inovadoras. Trata-se de um estudo exploratório de natureza quantitativa que procurou conhecer a percepção dos docentes gestores de extensão e responsabilidade social dos quinze cursos presenciais do Centro Universitário Inta-UNINTA, Brasil, fazendo uma abordagem das ações executadas no ano de 2020, ano em que a pandemia se intensificou impedindo a presencialidade de estudantes e professores na instituição. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados, um breve questionário sobre a percepção docente de como as ações de extensão universitária foram afetadas no ano de 2020. O questionário foi aplicado em fevereiro de 2021, através do Google Forms®, com link enviado à Pró-reitoria de Extensão e Responsabilidade Social para encaminhamento aos professores gestores de todos os cursos de graduação presencial vinculados. Conclui-se que, apesar da ausência de presencialmente, houve envolvimento significativo nos projetos por parte dos professores e estudantes. As ações de extensão e responsabilidade social não foram interrompidas, tendo-se tornado mais necessárias, intensas e inovadoras. As ações de extensão envolvendo a responsabilidade social mais realizadas no referido período foram as lives beneficentes, a assistência psicológica utilizando ferramentas tecnológicas para atendimento não presencial a alunos e familiares e a oferta gratuita de telefonia móvel com internet para alunos carentes conseguirem acesso às aulas de forma não presencial.


 

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Biografia do Autor

Ingrid Soraya de Oliveira Sá, Centro Universitário INTA

 1 Mestre em Gestão Empresarial. Centro Universitário INTA. sorayaoliveirasa@hotmail.com;

Léa Barbosa de Sousa, Centro Universitário INTA

2 Mestre em Educação. Centro Universitário INTA. lea-b@hotmail.com;

Regina Maria Aguiar Alves, Centro Universitário INTA.

3Mestre em Gestão e Saúde Coletiva. Centro Universitário INTA. poderes@uninta.edu.br;

Sílvia de Sousa Azevedo, Centro Universitário INTA.

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Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigos