Pelo meandroso caminho da educação das pessoas com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v5i14.31Palavras-chave:
Deficiência Visual, Recursos, Metodologias.Resumo
A educação das pessoas com deficiência visual segue a mesma trajetória de exclusão, segregação e marginalização sofrida pelos outras pessoas com deficiência, pois durante muito tempo acreditou-se que esse sujeitos precisavam de atendimento médico e clínico ao invés de educação para o desenvolvimento de suas potencialidades. Os recursos destinados a educação do aluno com deficiência visual eram incipiente e insuficientes e mesmo aqueles que podiam freqüentar a escola nem sempre tinham acesso ao Braille enquanto método de leitura e escrita. Atualmente a perspectiva que se desenha no cenário mundial favorece a inclusão e utilização de série de recurso e metodologias que estimulam e favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos com deficiência visual. Dessa forma, esse ensaio teve como objetivo descrever e analisar os recursos e as metodologias didáticas pedagógicas utilizadas para o ensino de alunos com deficiência visual dentro da escola .Baseou-se teoricamente nas produções de Montilha (1997), Magalhães (2002), Coín e Enriquez (2003), Oliveira (2007), Santos (2007), Silva (2010), dentre outros. Constatou-se que os recursos contribuem significativamente no auxílio dos alunos com deficiência visual em diversas atividades escolares e extra-escolares facilitando sua comunicação através da leitura escrita em Braille, da sua localização no espaço através da orientação e mobilidade, da independência nas atividades da vida diárias dando mais autonomia e segurança, melhorando a auto-estima e proporcionando condições dignas para esses sujeitos.
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