Estudo de Caso sobre o Desenvolvimento da Qualidade no Atendimento ao Cliente em uma Concessionária de Motos em Imperatriz – MA / A Case Study on the Development of Quality in Customer service at a Motorcycle Dealership in Imperatriz – MA
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3099Palavras-chave:
Qualidade de atendimento, Satisfação, Atendimento ao clienteResumo
Resumo: O estudo desse trabalho aborda a qualidade de atendimento como ferramenta para o crescimento da organização. Ao se falar da temática nas organizações é possível explorar diferentes fatores, neste trabalho ressaltamos a qualidade no atendimento e como ela são consideráveis importe para a mudança organizacional. O objetivo geral do trabalho é descrever como a qualidade no atendimento é importante para a satisfação dos clientes, procurando demonstrar que não é igual aos concorrentes, é preciso inovação, procurando meios de atrair clientes e fidelizando – os. Mostrando conceitos de qualidade, clientes e métodos para buscar eficácia no atendimento, foi realizada uma revisão bibliográfica elaborada a partir das obras estudadas, destacando o parecer de cada autor em relação ao tema. No estudo de caso aplicado na empresa concessionária de Motos em Imperatriz-MA, foram apresentados e descritos pontos interessantes como: qualidade dos produtos e serviços, qualidade de atendimento, expectativas, satisfação, programas de incentivo ao cliente, imagem da organização, tecnologia no atendimento. Através desses pontos positivos, foi realizar uma analisar dos pontos fortes e fracos no atendimento, e procurar saber onde precisa fazer as mudanças para a melhoria das organizações para satisfazer os seus clientes, analisa-se que muitos são os recursos para que as organizações alcance qualidade no atendimento, vista disso, é notável que as empresas se atenta a empenha-se cada vez mais e permaneça sempre atento buscando melhorias para se permanecer no mercado, e satisfazendo seus clientes e executando um atendimento de excelência.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. Cliente, eu não vivo sem ele. Editorial: Deborah Moreira salvador, BA: casa da qualidade,1995.
BONIN, T. C.; KOMAR, K. Gestão da qualidade no atendimento. In. In Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Vol. 3, 2013.
CARVALHO, Pedro Carlos de. Administração mercadológica. 1. ed. Campinas: Editora Alínea, 1999.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.
HENRIQUES, K. D. S., FONSECA, L. S. A qualidade do atendimento ao cliente como fator de crescimento empresarial. 2011.
MARQUES, Fábio. Guia prático da qualidade total e serviços. 1. ed. São Paulo: APMS, 1997.
PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. 2. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Rêspel, 2013. 256 p.
RICHARDSON.L. Para de falar e comece a vender! São Paulo: Ed. McGraw – Hill Ltda., 1995.
ROCHA, E. da Conceição; GOMES, S. H. D. A. Gestão da qualidade em unidades de informação. Ciência da informação, 1993.
SANTOS, M. dos; TORRES, K. A. Satisfação de clientes: Análise do atendimento prestado pelas empresas no comércio de São João Del Rei-MG, 2017.
VILAR. Ana, c.l.de s. QUEIROZ. Wilma, R. Qualidade no atendimento como fator crescimento nas organizações: análises em uma concessionaria de imperatriz – MA. Imperatriz- MA, monografia, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.