O Direito à Água e sua Proteção Jurídica: Desafios do Direito Ambiental na Contemporaneidade / The Right to Water and its Legal Protection: Environmental Law Challenges in Contemporary

Autores

  • Marilia Lima Moreira Universidade Tiradentes –UNIT
  • Joelson Rodrigues Miguel Universidade Autónoma de Asunción –PY
  • Raimundo Giovanni França Matos Universidade Tiradentes/SE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3097

Palavras-chave:

Meio ambiente, Recursos Hídricos, Preservação, Legislação

Resumo

Resumo:  literatura tem apresentado diversos modelos de gestão dos recursos hídricos, diferenciando-os em função das características políticas, econômicas, sociais, econômicas e culturais da região considerada para sua aplicação. Porém, existe a necessidade de entender que devemos considerar independente de que características e peculiaridades existam nas diferentes regiões do planeta, premissas consensuais em qualquer modelo que adote, pois passa a reconhecer a natureza sistêmica do ciclo hidrológico e a necessidade de incorporar uma abordagem sustentável dos recursos hídricos e meio ambiente. Este artigo desenvolverá uma abordagem de gestão que considera estes pressupostos como fundamentais na consecução de um modelo de gestão para os recursos hídricos tomando a si a experiência brasileira, para embasar o desenvolvimento de políticas públicas para gestão e possível racionamento de água, sem prejudicar a população, enfatizando seus direitos civis e constitucionais. Como também conscientizar a população que a água é um bem finito que deve ser preservado não só pelo Poder Público como por cada um de nós para que assim possamos ter esse bem por muito mais tempo e até mesmo pensando nas gerações futuras que também precisaram desse bem para sobreviver.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Lima Moreira, Universidade Tiradentes –UNIT

1 Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes –UNIT. E-mail: [email protected]

Joelson Rodrigues Miguel, Universidade Autónoma de Asunción –PY

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción –PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

Raimundo Giovanni França Matos, Universidade Tiradentes/SE

3 Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialização em Direito Processual Civil. Pós graduado Lato Sensu, em Direito, pela Universidade Tiradentes/SE. Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Tiradentes.  Docente da Universidade Tiradentes/SE.




Referências

ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 9. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

BARROS, Wellington Pacheco, A água na visão do direito / Wellington Pacheco Barros – Porto Alegre 2005.

BELTRÃO, Antonio F. G. Antonio Beltrão. – Rio de Janeiro: São Paulo: MÉTODO, 2009.

BRASIL. Presidência da República. Promulgada em 27 de abril de 1999. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm>.

BRASIL. Presidência da República. Promulgada em 08 de janeiro de 1997. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9433.htm>.

BRASIL. Constituição de 1988. Promulgada em 2016. Disponível em <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>.

CONAMA. Resolução. Promulgada em 18 de junho de 1986. Disponível em <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res2086.html>.

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 15. ed – São Paulo: Saraiva, 2014.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 22. Ed.. São Paulo:Malheiros, 2014.

SIRVINSKAS, Luis Paulo. Manual de Direito Ambiental. 13.ed.- São Paulo: Saraiva, 2015.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigos