Atendimento Humanizado nas Unidades de Urgência e Emergência / Humanized Care in Urgent and Emergency Units

Autores

  • Samuel de Sousa Gregório Universidade Federal da Paraíba
  • Francisca Luziene Fernandes Barbosa Faculdade Católica Rainha do Sertão
  • Martha Maria Macedo Bezerra Faculdade de Medicina do ABC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3077

Palavras-chave:

Humanização, Atendimento, Urgência, Emergência

Resumo

Resumo: O presente estudo tem por objetivo geral refletir sobre o Atendimento humanizado nas unidades de urgência e emergência para melhor subsidiar a prática dos profissionais de saúde em relação aos indivíduos que estão presentes nesse contexto. Esta pesquisa caracteriza-se como sendo um estudo de revisão bibliográfica, desenvolvidono período de outubro a dezembro. A humanização busca satisfação dos pacientes e cidadãos que estão envolvidos no processo, seja interno ou externo, como o conceito de tornar mais humano as ações e atitudes voltadas a área da saúde, o que qualifica o ambiente hospitalar, e consequentemente garantir melhor bem-estar e recuperação dos enfermos.  As principais referências do trabalho são  a Política Nacional de Humanização (2004), Política Nacional de Atenção Básica (2004) e Pires (1999). Percebemos que as situações sociais, como infraestrura, altas demandas influenciam no desempenho dos profissionais de saúde, que muitas vezes ocasionam momentos hostis dentro das unidades hospitalares, porém humanizar é respeitar a vida humana, sua dignidade, considerando suas circunstâncias e procurando efetivar um bom relacionamento entre profissionais, pacientes e familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel de Sousa Gregório, Universidade Federal da Paraíba

1 Graduação em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Cirurgião geral pela UFMA. Tem experiência na área de Cirurgia geral e emergência, atuando como coordenador médico do eixo vermelho do hospital Djalma Marques desde 2016; atualmente é coordenador clínico do pronto socorro do hospital Djalma Marques e diretor médico da empresa maranhense de serviços hospitalares - EMSERH.

Francisca Luziene Fernandes Barbosa, Faculdade Católica Rainha do Sertão

2 Graduação em Enfermagem pela Faculdade Católica Rainha do Sertão. Especialização em Urgência e Emergência pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Brasil. Diretora de Enfermagem (UPA Quixadá) da Prefeitura Municipal de Quixadá , Brasil.

Martha Maria Macedo Bezerra, Faculdade de Medicina do ABC

3 Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC - Sao Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. [email protected].






 

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

DAIANE, D.P; LIANA. L. Suporte humanizado no pronto socorro: um desafio para a enfermagem. Acesso: 03 de dezembro. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/reben/v58n2/a21

GALLO, A.M; MELLO, H.C. Atendimento humanizado em unidades de urgência e emergência. Acesso: 01 de dezembro .Disponível:http://www.fap.com.br/fapciencia/005/edicao_2009/001.pdf

INÊS. M; SANDRI. J.V.A; SPIER.F.D. Humanização da Assist~encia de enfermagem em uma unidade de emergência: percepção do usuário. Acesso: 16 de novembro. Disponível: http://revistas.ufpr.br/cogitare/article/viewFile/14269/9592

PIRES D, A estrutura objetiva do trabalho em saúde. In:Lopardi MT, organizadora. O processo de trabalho em saúde: organização e subjetividade. Florianópolis: Ed.Papa-livros; 1999.

BRASIL: Política Nacional da Atenção Básica. Portal da Saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde (BR). Publicada em 2004. Disponível em: www.conselho.saude.gov.br

MINISTÉRIO DA SAÚDE; Humaniza SUS - Ambiência. Núcleo técnico da política nacional de humanização. Serie B. Textos Básicos de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Comment