A transformação do comportamento mecanicista diante de fatores motivacionais no ambiente de trabalho da empresa Baiana de Águas e Saneamento de Paulo Afonso – EMBASA
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v8i24.307Palavras-chave:
Motivação, ambiente de trabalho, comportamentoResumo
A pesquisa aborda o que influencia os atributos mecanicistas que permeiam as organizações, analisando os elementos básicos sobre o comportamento humano no seu ambiente de trabalho, de forma que seja possível mediar uma trajetória de motivação humana que admita mudanças e consequentemente, permita formas alternativas de desempenho do trabalho. Os fatores que influenciam notoriamente a motivação foram traçados atentando que estes podem variar com a cultura. Considerando que o tema deste estudo envolve o que transforma a motivação e consequentemente, o comportamento, a pesquisa demanda os métodos explicativo, descritivo e metodológico. Um questionário foi aplicado de forma censitária na Embasa, que trouxe resultados satisfatórios quanto à compreensão dos aspectos mais relevantes de insatisfação e também dos aspectos que tornam os funcionários motivados. Após a análise, verificou-se que há fatores motivacionais bastante relevantes, que já ocorrem, mas precisam tornar-se mais frequentes, bem como outros que são passíveis de implantação na Embasa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.