Liderança e Motivação nas Empresas: Resultados Satisfatórios / Leadership and Motivation in Companies: Satisfactory Results

Autores

  • Odilon Bem Filho Universidade Vale do Salgado
  • Maria Erilúcia Cruz Macêdo Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3061

Palavras-chave:

Colaboradores. Líder. Motivação. Liderança. Organização

Resumo

Resumo: O estudo objetiva refletir sobre a evolução da liderança e sua atuação nos contextos motivacional e organizacional, observando as atividades do líder e sua importância na motivação da equipe. Desse modo, busca-se verificar o aumento da produtividade dos liderados. Para tanto, a pesquisa foi conduzida por meio de um estudo bibliográfico, tendo como fontes artigos, livros e sites.  Por meio dos resultados foi identificado que todos os colaboradores afirmam que o líder deve usar mais de um estilo de liderança, visto que de acordo com a personalidade do colaborador, cada pessoa se comporta de maneira diferente, mas completam a afirmação informando que o estilo de liderança predominante na empresa é o democrático. Assumir um cargo de liderança não é tarefa fácil; exige muita competência e dedicação, pois as pressões por resultados são grandes e para atingi-los depende-se das pessoas que compõem a equipe.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odilon Bem Filho, Universidade Vale do Salgado

 1 Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.  `Pós-graduação em Metodologia e Docência do Ensino Superior. Especialização em MBA Marketing, Varejo e Logistica pela Universidade Vale do Salgado, UNIVS, Brasil.

Maria Erilúcia Cruz Macêdo, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Paraíso do Ceará (2009) Especialização em Docência do Ensino Superior. Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos (UECE - 2018). [email protected].


 

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para administração participativa. São Paulo: makron books 1992.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração: 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2 ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2004.

HUNTER James C. O Monge e o executivo / tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães – Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

LILLEY, Roy. Como lidar com pessoas difíceis, tradução de Henrique Amat Rêgo Monteiro – São Paulo: Clio Editora, 2006.

MARINS, Luis A. Filho. Socorro! Preciso de motivação, copyright por editora HARBRA Ltda, 1995.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: Da revolução urbana a revolução. 6. ed. São Paulo, 2006.

REZENDE, Bernardo Rocha de. Bernardinho. Transformando suor em ouro – Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

TULGAN, Bruce. Não tenha medo de ser chefe. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

VIEIRA, Paulo. Eu líder eficaz – 7ª edição – Fortaleza: Premius, 2008.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão