Memorial Acadêmico de Professoras Titulares: Narrativas Multidisciplinares / Academic Memorial of Full Professors: Multidisciplinary Narratives

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3056

Palavras-chave:

, memorial acadêmico, professora-titular, histórias de vida.

Resumo

Analisamos de que modo os memoriais para concurso de professor-titular possibilitam conhecer, entre outros aspectos, as vivências e experiências de mulheres que chegaram ao topo da carreira acadêmica. Trata-se de alguns resultados do estágio de pós-doutoramento, concluído em 2017, que privilegiou abordagem qualitativa, valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental como caminho metodológico. A Lei 12.772/2012 prevê a análise e defesa pública de memorial. Intencionalmente, selecionamos 16 professoras titulares. Buscamos identificar percursos, por meio dos memoriais acadêmicos, que respondessem: como se vem a ser a profissional que se está sendo? Concluímos que ainda não temos a tradição de publicar memoriais e que analisá-los mostra-se profícua ferramenta e fonte de pesquisas para dialogar com as teorias curriculares, com a história da educação e questões de gênero.

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Biografia do Autor

Ronilson de Souza Luiz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutor em educação pela PUC/SP (2017), doutor (2008) e mestre (2003) em educação currículo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), bacharel e licenciado em letras (português/hebraico) pela Universidade de São Paulo (1998). Docente da Faculdade Legale. Integrante do grupo de pesquisa PEC - Políticas de Educação/Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Relato de Experiência