Marketing Digital: Estratégias de Vendas com o Varejo Digital na Pandemia do COVID-19 / Digital Marketing: Sales Strategies with Digital Retail during COVID-19 Pandemic

Aurilene Figueiredo Pinheiro, Maria Erilucia Cruz Macêdo

Resumo


Resumo: A pandemia do covid-19 veio a assolar nosso país e desde então só prejuízos foram acarretados. O Brasil entrou por fim não somente em uma gigantesca crise sanitária, como também econômica. Com essas perspectivas os governadores viram a necessidade em implementar barreiras para evitar a disseminação do vírus, como por exemplo o fechamento de comércios e todo e qualquer veículo comercial, tido como não essencial. Por essas e outras medidas, o marketing digital veio para tentar implementar estratégias de vendas ao varejo digital, com o colapso financeiro em que a pandemia deixou nosso país. Deste modo, as estratégias que o marketing on-line utilizou, se basearam na divulgação e venda de produtos pela internet. São várias as ferramentas utilizadas para a divulgação dos produtos, como por exemplo as redes sociais: instagram, facebook, whasapp, dentre outros. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar os pontos positivos que o marketing digital apresenta para o segmento do varejo com as novas mídias de comunicação. Os objetivos específicos sem baseiam em: Analisar as vantagens e desvantagens do marketing digital; identificar a influência que o varejo digital aplica sobre o processo de compra dos consumidores; compreender como ocorreu o processo de compra de produtos no varejo digital com a pandemia. O desígnio metodológico deste estudo pautou-se em apresentar uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, identificando subsídios importantes a respeito do marketing digital; e suas estratégias, analisando os pontos positivos que o próprio apresentou para o segmento do varejo com as novas mídias de comunicação. Com a análise dos dados é possível observar que a ferramenta digital fornece uma excelente opção para as divulgações de produtos, ofertas, enfim, infinitas possibilidades e maneiras de se trabalhar. Com o desenvolvimento do estudo, foi possível explanar todas as vantagens e desvantagens que a mediante ferramenta proporciona, obtendo um excelente resultado positivo sob as suas vantagens, alcançando e explanando todos os objetivos e fortalecendo cada vez mais a dinâmica ampla e confiante que o marketing digital oferta as empresas e usuários.

 


Palavras-chave


Marketing; Varejo; Economia; Administração

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES JÚNIOR, W; DAOLIO, R.P.G. Marketing na Internet – Vantagens e Desvantagens. Rev. Gestão em Foco. Vol. 01, nº 09, 2017.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1ª edição, São Paulo, edit. ALMEDINA, p. 128-131; 2011.

BRASIL. IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nota Informativa. Impactos Econômicos da COVID-19. 2020. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9052-sistema-de-contas-nacionais-brasil.html?=&t=downloads>. Acessado dia 08 de fev. de 2021.

BRASIL. PNI- Programa Nacional de Imunização. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/entenda-o-sus/50027-programa-nacional-de-imunizacoes-pni. Acessado em: 27 de fev. de 2021.

BOSCHI, M.R; BARROS, D.F; SAUERBRONN, J.F.R. A introdução da disciplina de marketing no Brasil: “uma linguagem que nos une”. Rev. Estudos organizacionais e sociedade. Vol. 02, n. 08, 2016.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE –CNS. Lockdown versus distanciamento social. 2020. Disponivel em: http://conselho.saude.gov.br/ultimas-noticias-cns/1164-lockdown-cns-defende-distanciamento-social-mais-rigoroso. Acessado em: 10 de fev. de 2021

FERREIRA, J.B; FERREIRA, F.M. A utilização do marketing digital em uma empresa prestadora de serviço. Rev. da Universidade Vale do Rio Verde. v. 16 , n. 2, 2018.

FIOCRUZ- Fundação Oswaldo Crus. Covid-19. 2020. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/. Acessado dia 27 de fev. de 2021

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. Atlas-São Paulo, 2017

GOMES, C. F; REIS, H,M.. Marketing digital: sites x redes sociais no Brasil. In: Revista Interface Tecnológica da FATEC Taquaritinga. Vol. 01, n.2, p. 53-62, jun. de 2016.

LIMA, A.V; FREITAS, E.A. A Pandemia e os impactos na economia brasileira. Rev. Economia Empírica. Vol. 1, n. 04, 2020.

MALHEIRO, A; SOUSA,B; FERREIRA,L. Compreender o papel das redes sociais no comportamento do consumidor: a perspectiva do setor hoteleiro na região norte. Rev. RISTI- Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. vol, 24, n. 11, 2019.

MARQUES, V. Marketing Digital 360. 2º Edição, Editora: Leya, 2018.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Covid-19 no Brasil. 2021. Disponível em: https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/Covid-19_html/Covid-19_html.html. Acessado em: 27 de fev. de 2021.

REZENDE, A.A; MARCELINO, J.A; MIYAJI, M. A reinvenção das vendas: as estratégias das empresas brasileiras para gerar receitas na pandemia de covid-19. Rev. UFRR/BOCA. vol. 2, n. 6, Boa Vista, 2020.

SELMAN, H. Marketing Digital. 1º edição, Editora: Ibukku, 2017.

SOUTO, X.M. COVID-19: aspectos gerais e implicações globais. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara. v. 2, n. 1, jan./abr. 2020.

VERA, L.A.R; GOSLING, M.S; SHIGAKI. Teoria da Cultura do Consumo: possibilidades, limitações e caminhos em estudos de marketing no Brasil. Rev. de Gestão dos Países de Língua Portuguesa. v. 18, nº 1, p. 15-32, Rio de Janeiro, Jan./Abr. 2019.

VILAR, J.I.R. et al. A Percepção da Utilização do Marketing Digital no Comércio Varejista da Cidade de Caririaçu – CE. Rev. Mult. Psic. V.12, N. 42, p . 728-748, 2018.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3045

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Aurilene Figueiredo Pinheiro, Maria Erilucia Cruz Macêdo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: