Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity

Francisco Gilberto Braga de Sousa, Joelson Rodrigues Miguel

Resumo


Resumo: A inserção do aluno com deficiência no ensino regular pode ser um caminho para a construção e reconstrução de conhecimento e, para o desenvolvimento cognitivo. Desta forma contribui para a formação de sua identidade e promovendo uma maior integração social.     Este trabalho discute a deficiência e a inclusão como novos desafios na contemporaneidade, á luz da literatura, mais especificamente dos autores: Mantoan e Prieto (2003); Effgen (2017); Freire e Bianchetti (2017); Marcotti e Marques (2017); Coutinho (2018) e, Sousa (2020). Concluiu-se que a inclusão da pessoa com deficiência precisa ser compreendida através da valorização do outro e do respeito às diferenças e a diversidade. Para isso, é preciso implantar políticas educacionais de capacitação continuada de educadores, com base na inclusão, de forma a que o poder público possa prover os meios necessários para efetivação da garantia à uma educação inclusiva e de qualidade.

 


Palavras-chave


Educação inclusiva; Integração social; Deficiência e inclusão

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3043

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