Deficiência e Inclusão: Novos Desafios na Contemporaneidade / Disability and Inclusion: New Challenges in Contemporaneity

Autores

  • Francisco Gilberto Braga de Sousa Florida Christian University- FCU
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3043

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Integração social, Deficiência e inclusão

Resumo

Resumo: A inserção do aluno com deficiência no ensino regular pode ser um caminho para a construção e reconstrução de conhecimento e, para o desenvolvimento cognitivo. Desta forma contribui para a formação de sua identidade e promovendo uma maior integração social.     Este trabalho discute a deficiência e a inclusão como novos desafios na contemporaneidade, á luz da literatura, mais especificamente dos autores: Mantoan e Prieto (2003); Effgen (2017); Freire e Bianchetti (2017); Marcotti e Marques (2017); Coutinho (2018) e, Sousa (2020). Concluiu-se que a inclusão da pessoa com deficiência precisa ser compreendida através da valorização do outro e do respeito às diferenças e a diversidade. Para isso, é preciso implantar políticas educacionais de capacitação continuada de educadores, com base na inclusão, de forma a que o poder público possa prover os meios necessários para efetivação da garantia à uma educação inclusiva e de qualidade.

 

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Biografia do Autor

Francisco Gilberto Braga de Sousa, Florida Christian University- FCU

1 Graduação e Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Mestrado em Educação pela Florida Christian University- FCU. Professor de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Brasil;

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción-PY . Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción-PY e Pós-Doutorado pela Florida Christian University. [email protected].


 

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Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão