Concepções Metodológicas da Educação Física Inclusiva / Methodological Conceptions of Inclusive Physical Education

Edinildo Nunes Lopes, Joelson Rodrigues Miguel

Resumo


Resumo: É cientificamente comprovada a importância das práticas de atividades físicas e seus inúmeros benefícios. Ela é fundamental para o aumento da qualidade de vida, visto que reduz os riscos de desenvolvimento de doenças e ajuda a manter o corpo saudável. A presente pesquisa discute as concepções metodológicas da educação física inclusiva. Parte do princípio de que todo sujeito é dotado de conhecimento e por isso precisa ser considerado com indivíduo de potencialidades e com expertises constituintes do seu fazer vivido.  Estamos num momento de mudanças e de um repensar as possibilidades das pessoas com deficiência, extraindo-as de uma ótica de segregação e exclusão, passando a uma visão de maior possibilidade, livre de preconceitos. Concluiu-se que as estratégias pedagógicas inclusivas, devem buscar atividades de aprendizagens nas quais todos possam participar da proposta, com respeito às peculiaridades de cada aluno. Investigações sobre a identificação de novas práticas pedagógicas inclusivas, bem como metodologias que possam ajudar nesse processo, é uma grande contribuição, tanto para as comunidades escolares mais específicas, quanto para a sociedade de uma maneira geral.

 


Palavras-chave


Educação inclusiva; Educação física; Inclusão social

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3041

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