Comunicação Interna e Feedback na Universidade Federal do Cariri / Internal Communication and Feedback at Universidade Federal do Cariri

Autores

  • Francisca Cristiane Gomes de Souza Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Kátia Daniele Dutra Brito Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Lílian Cavalcante Feitosa Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Sabrina Suerli Lucena Melo Universidade Federal do Cariri – UFCA
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri – UFCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i55.3027

Palavras-chave:

Comunicação interna, Feedback, Universidade Pública

Resumo

Resumo:  A comunicação parece ser o  elemento-chave, dentre as estratégias organizacionais no sentido de se promover o comprometimento com a  entrega de produtos e serviços de qualidade. O Objetivo principal foi analisar aspectos relacionados a comunicação interna e feedback, mais especificamente durante as avaliações de desempenho de 2020 na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, quantitativo, realizado com uma amostra de 42 Técnicos Administrativos e Docentes gestores de ambos os sexos, com idades variando entre 21 e 60 anos, realizado entre 10/11 a 10/12/2020. A coleta dos dados se deu a partir de um questionário, contendo questões sociodemográficas e sobre as percepções dos respondentes acerca da comunicação e feedback, no tocante a avaliação de desempenho de 2020. Os resultados demonstraram que a comunicação e o feedback, na maioria dos aspectos estudados foi satisfatória. O aspecto menos satisfatório disse respeito a não receber um feedback da chefia, antes ou após a atribuição da nota ou conceito, sobre a Avaliação de Desempenho 2020.  Com relação a  como melhorar a comunicação e o feedback na UFCA, as falas eliciaram 5 categorias: Formalizar regras; Tecnologia adequada; Reuniões de alinhamento; Capacitações e Fornecer feedbacks. Este trabalho é um importante diagnóstico que, certamente deve servir como ponto  de partida  para  políticas públicas de capacitação, relacionadas aos temas comunicação e feedback.


 

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Biografia do Autor

Francisca Cristiane Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

1 Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri. Gerente da Divisão de Gestão de Desempenho da Universidade Federal do Cariri. E-mail: [email protected];

Kátia Daniele Dutra Brito, Universidade Federal do Cariri – UFCA

2 Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Doutor Leão Sampaio. Servidora pública da Universidade Federal do Cariri – UFCA. [email protected];

Lílian Cavalcante Feitosa, Universidade Federal do Cariri – UFCA

3  Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri e Pós-graduação no MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná. Servidora pública federal da Universidade Federal do Cariri. Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. E-mail: [email protected];

Sabrina Suerli Lucena Melo, Universidade Federal do Cariri – UFCA

4 Graduação em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio.  Gerente da Divisão de Capacitação da Universidade Federal do Cariri – UFCA. E-mail: [email protected];

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri – UFCA

5 Doutorado em Psicologia Social  pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Federal do Cariri. UFCA. Chefe da Sessão de Orientação e Acompanhamento de Desempenho da UFCA. E-mail: [email protected].

 

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Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Artigos