Ansiedade em Atletas Profissionais: um estudo de revisão / Anxiety in Professional Athletes: a review study

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i56.3024

Palavras-chave:

Educação Física, Psicologia do Esporte, Performance Esportiva

Resumo

O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa que teve como objetivo verificar o que foi publicado nas revistas eletrônicas das áreas da educação física, esporte e psicologia acerca da ansiedade em atletas profissionais entre os anos de 2015 e o primeiro semestre de 2020. Os resultados apontam que a ansiedade afeta os atletas independente da modalidade esportiva, gênero, faixa etária e tempo de prática. Sugere-se que mais pesquisas sejam realizadas dentro desta temática, porém, com o intuito de apontar as estratégias e intervenções a fim de diminuir tais percepções, pois assim, os profissionais que atuam no esporte de rendimento terão acesso a mais conhecimentos sobre a maneira em que a ansiedade interfere na performance dos atletas para que, partindo desses conhecimentos, saibam intervir em situações adversas do contexto esportivo.

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Biografia do Autor

Júlio César Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)/Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE)

Doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Docente no curso de bacharelado em Educação Física  da Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE. Bolsista CAPES.

Fabricio Benante, Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE)

Bacharel em Educação Física da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE). Profissional de Educação Física.

Lucas Agostini, Universidade Estadual de São Paulo (USP)/Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE).

Doutorando no departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de São Paulo (USP). Docente no curso de bacharelado em Educação Física da Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE).

Fernando Fabrizzi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Fundação Educacional de Penápolis (FUNEPE).

Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente no curso de bacharelado em Educação Física da Fundação Educacional de Penápolis

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Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão