Argumentação em Discursos Memorialísticos de Moradoras do Cachimbo Eterno em Luiz Gomes/RN / Argumentation in Memorialistic Speeches of Cachimbo Eterno Residents in Luiz Gomes / RN

Autores

  • Wilca Maria de Oliveira Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Gilton Sampaio de Souza Universidade Estadual de São Paulo
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Marília Cavalcanti de Freitas Moreira Universidade do Estado Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.3018

Palavras-chave:

Argumentação, Auditório, Discursos memorialísticos

Resumo

Resumo: O presente artigo objetiva analisar os discursos memorialísticos sobre o processo de destoponimização em curso nas ruas Mãe Regina e Raimundo L. da Rocha/Luís Gomes/RN. O corpus é constituído de três excertos de duas colaboradoras, obtidos por meio do recurso de entrevista compreensiva. A metodologia a ponta para uma abordagem qualitativa. A fundamentação teórica está baseada na Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014). Os resultados mostram que: (a) os discursos das colaboradoras se aproximam dos argumentos defendidos por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014), (b) os argumentos de Aurora corroboram para a tese de que o nome Cachimbo pegava fogo, no sentido literal e de preconceito por moradores de outras áreas da cidade. Neste estudo concluímos que os discursos memorialísticos de nossas colaboradoras convergem para o valor da essência da pessoa, o Cachimbo só é o que é, porque a essência dele reside nas pessoas que o constituíram como tal.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilca Maria de Oliveira, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

[1]Aluna do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN).

Gilton Sampaio de Souza, Universidade Estadual de São Paulo

[2] Docente do Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do PROFLETRAS e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN, Campus CAPF. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP/Araraquara). Pau-dos-Ferros-RN. Brasil, e-mail: [email protected]

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

[3] Aluna do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (PPGL/UERN).

Marília Cavalcanti de Freitas Moreira, Universidade do Estado Rio Grande do Norte

[4] Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Editora Zahar. Rio de Janeiro. 2005.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um gua para pesquisa de campo. Trad. Thiago de abreu e Lima Florencio. Petrópolis – RJ. Vozes: Maceió, AL: Edufal, 2013.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHET-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação: a Nova Retórica. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 3ª edição. Editora WMF Martins Fontes. São Paulo. SP; 2014.

OLIVEIRA, Mariana. Juíza do Rio proíbe governo federal de veicular campanha publicitária 'O Brasil não pode parar'. Jornal “O Globo”. Brasília-DF. 28 de março de 2020.

SOUZA, Gilton Sampaio de. O Nordeste na mídia: um (des) encontro de sentidos. 2003. 398 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2003.

SOUZA, Gilton Sampio de, COSTA, Rosa Leite da, MOREIRA, Marília Cavalcante de Freitas. O que diz o egresso de um Curso de Letras sobre sua formação: argumentação em discursos sobre o ensino superior. Diálogo das Letras, v. 06, n. 01, p. 387-404, jan./jun. 2017.

SOUZA, Gilton Sampaio. de, COSTA, Rosa Leite da, SÁ, Diana Maria Cavalcanti., ALVES, Maria Leidiana. As técnicas argumentativas em diferentes esferas da comunicação: proposta de análise em textos jornalísticos, lítero-musicais, jurídicos e acadêmicos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 14, p. 142-164, 2016

Downloads

Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Artigos