Pandemia do Covid-19 e o Processo de Aprendizagem: Um Olhar Psicopedagógico / Covid-19 Pandemic and the Learning Process: A Psychopedagogical Look

Autores

  • Luciene César de Lima Centro Universitário INTA
  • Léa Barbosa Sousa Centro Universitário INTA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.3017

Palavras-chave:

Pandemia do Covid-19, Dificuldade de Aprendizagem, Aulas remotas. Psicopedagogia

Resumo

Resumo: No presente artigo abrangemos algumas considerações acerca do impacto da pandemia do Covid-19 na saúde física e mental, na economia, na política, na cultura, nas relações sociais e na educação. O objetivo principal é analisar e compreender os impactos do confinamento domiciliar, como medida de contenção, em função da pandemia de Covid-19, no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, com ênfase nos sujeitos que já manifestavam algum tipo de dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem. São abordadas neste artigo, questões pertinentes sobre o processo de aprendizagem e as barreiras que decorre deste processo, com ênfase no contexto atual de crise pandêmica. Como fundamentação teórica para discutir o processo de aprendizagem, assim como a situação de crise, fez-se uso de pensamentos de autores renomados como Nóvoa (2020); Taylor (2019); Bossa (2011, 2009, 2007); Santos (2010); Ciasca (2004); Vygotski (2001); entre outros. Por fim, realizamos algumas reflexões a respeito da atuação do psicopedagogo no contexto de pandemia e suas contribuições e estratégias para potencializar a capacidade de aprender de cada indivíduo.

 

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Biografia do Autor

Luciene César de Lima, Centro Universitário INTA

[1] Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar, Centro Universitário INTA- UNINTA. Pós graduanda em Docência no Ensino Superior- FAVENI. [email protected];

Léa Barbosa Sousa, Centro Universitário INTA

[2] Pedagoga (UVA). Especialista em Psicopedagogia (UVA/UNINTA). Especialista em Ciências da Educação (UNINTA). Especialista em Didática do Ensino Superior (UNINTA). Mestrado em Ciências da Educação (LUSÓFONA/UFC). Doutoranda em educação (LUSÓFONA). Professora de graduação e pós, coordenadora da clínica de psicopedagogia (UNINTA). [email protected].

 

 

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Publicado

2021-02-28

Edição

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Artigos