"Corpo Negro, Corpo Em Risco": Uma Leitura das Complexas Relações Raciais em O Avesso da Pele, De Jeferson Tenório / "Black Body, Body at Risk": A Reading of the Complex Racial Relations in the Back of the Skin, by Jeferson Tenório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2991

Palavras-chave:

Literatura contemporânea. Relações sociais. O avesso da pele. Tenório, Jeferson.juvenil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as complexas relações raciais configuradas no romance O avesso da pele, de Jeferson Tenório, a partir de um estudo crítico-interpretativo. Os questionamentos que motivaram a nossa pesquisa foram: a) De que forma os sujeitos negros são representados na narrativa em questão? b) Como os personagens principais lidam com as complexas relações raciais? Para embasar a nossa pesquisa, utilizamos os estudos de Almeida (2019), Bourdieu (2001), Dalcastagnè (2008), Ribeiro (2019), entre outros. Como resultado, percebemos que a obra em destaque denuncia não só os discursos racistas associados ao corpo do negro e aos estereótipos difundidos pelas ideologias de classe, mas também leva o leitor a refletir sobre as intricadas relações interraciais e a necessidade de enxergar o sujeito negro com olhos livres do preconceito, alimentado pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001, p.07-16.

DALCASTAGNÈ, Regina. Entre silêncios e estereótipos: relações raciais na literatura brasileira contemporânea. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 31, p.87-110, 5 jan. 2011.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 3. Ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

SCOTT, Paulo. [Orelha do livro]. In: TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Artigos