Avaliação da Assistência Prestada na Estratégia de saúde da família na Ótica do Usuário
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v8i24.299Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Qualidade da Assistência a Saúde, Avaliação em Saúde, Estratégia de Saúde da Família.Resumo
Os processos de avaliação dos serviços na Atenção Primária a Saúde (APS) constituem uma ferramenta importante ao reconhecimento da realidade das ações de saúde realizadas naquele território adscrito, com o propósito de melhorar a qualidade nos serviços oferecidos pelas equipes de acordo com a satisfação do usuário em unidades que apresentam o PMAQ-AB (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). Nesse sentido vale citar o instrumento PCATOOL (Primary Care Assessment Tool) validado e reconhecido internacionalmente em vários países, com o propósito de avaliar a APS nos seus componentes acessibilidade, longitudinalidade, coordenação na integração de cuidados e no sistema de informações; integralidade nos serviços disponíveis e nos serviços prestados; orientação familiar e orientação comunitária. Objetivou avaliar a qualidade da assistência prestada na Estratégia de Saúde da Família (ESF) São Braz no município de Ouricuri-Pe utilizando o PCATOOL no componente Acessibilidade. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, com abordagem predominantemente quantitativa e avaliativa, com 340 usuários mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), com as quais foi aplicado um formulário que continha os questionamentos do perfil socioeconômico dos participantes e os 11 itens relacionado à avaliação no componente citado. A análise estatística foi feita a partir da obtenção dos escores menor e maior do componente através da média aritmética dos itens dos mesmos juntamente com a quantificação das respostas lançadas em tabelas para serem discutidos na literatura pertinente. A faixa etária predominante está entre 28 a 47 anos em ambos os sexos, totalizando 188 participantes com 55,3% da amostra. O sexo feminino com 73,4% (249 usuários) predominou sobre o masculino com 26,6% (91 usuários). Em relação à profissão predominou a classe dos agricultores com 40,6% (138 usuários) e quem menos procura atendimento assistencial foi à classe dos funcionários públicos com 6,2% (21 usuários). Os resultados obtidos pela avaliação geral da APS no componente acessibilidade foram respectivamente, maior e menor escore: 4,23 e 6,03 (insatisfatório). A partir da avaliação da ESF pelo PCATOOL nos seus resultados, pode-se perceber que o PMAQ-AB estar em processo de implantação, constituindo uma ferramenta importante no que concerne a melhoria da qualidade da assistência prestada pelas equipes, tendo em vista que a mesma é porta de entrada do sistema, sendo necessário cada vez ampliar esse programa no sentido de aumentar a cobertura na atenção básica sempre pensando na qualidade da assistência prestada.
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