Um estudo exploratório sobre a Fadiga Laboral / An Exploratory Study on Working Fatigue

Autores

  • César Brasileiro Bezerra Pereira Universidade Federal de Roraima, UFRR

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2982

Palavras-chave:

Enfermagem, Fadiga, Saúde Ocupacional

Resumo

Resumo: Objetivou-se identificar a existência de fadiga laborai nos técnicos em enfermagem que atuam em um hospital da região metropolitana do Cariri cearense. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem predominantemente quantitativa, realizada com 22 profissionais da UTI, CCCME e CMC. A coleta de dados se deu com a aplicação de formulário para a caracterização dos sujeitas e o Questionário Bipolar'. Os dados foram tabulados para a obtenção das frequências relativas pelos procedimentos estatísticos do Excel (2007) e analisados à luz da literatura pertinente. Constatou-se que a fadiga é frequente no ambiente hospitalar, principalmente no turno diurno, sendo que os fatores desencadeantes encontrados foram: jornadas duplas e horas diárias de trabalho excessivas, posturas inadequadas na realização de procedimentos: o carregamento de pesas e posturas estáticas prolongadas. Conclui-se que há escassez de trabalhos que quantifiquem ou qualifiquem a fadiga, falta de padronização dos instrumentos utilizados, dificultando a consolidação do conhecimento e dados encontrados.                                                                                                                                           

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Brasileiro Bezerra Pereira, Universidade Federal de Roraima, UFRR

Graduação em Medicina pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos. Residência em Clínica Médica pela Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil. [email protected].

 

Referências

Ministério do Trabalho e do Emprego (BR). Manual de Aplicação da Norma Regulamentadora n° 17. 2 ed. 101f Brasília: 2002a. 2

Natarém J, Elío M. Los transtornos musculoesqueléticos y La fatiga como indicadores de deficiências ergonômicas y em la organización del trabajo. Salud de los Trabajadores 2004 jul; 12(2).

Martins CO. Programa de promoção da saúde do trabalhador. Jundiaí: Fontoura, 2008.

Silva DMPP, Marziale MHP. O adoecimento da equipe de enfermagem e o absenteísmo doença. Rev Ciência, Cuidado e Saúde 2002; 1(1): p.139-42.

Couto H.A. Questionário Bipolar — Avaliação de Fadiga. site Ergo - Assessoria e Consultoria em Saúde Ocupacional Disponível em: <http://www.ergoltda.com.br/downloads/questionario_bipolar_ava_fadiga.pdf> Acesso em: 24 de maio de 2010.

Presoto LH. Promoção da saúde e qualidade de vida do trabalhador em hospitais estaduais da cidade de São Paulo [tese]. São Paulo (SP): Faculdade de Saúde Pública da USP, Universidade de São Paulo; 2008.

Souza MCB. Fatores desencadeantes de estresse na central de material esterilizado. Rev de Enfermagem da UFPE [on line] 2009 jul/set; 3(3): 51-7.

Gurgueira GP, Alexandre NMC, Corrêa Filho HR. Prevalência de sintomas musculoesqueléticos em trabalhadores de enfermagem. Rev. Latino-americana de Enfermagem 2003; 11(5); 608-13.

Magnago TSBS, Lisboa MTL, Souza IEO, Moreira MC. Distúrbios músculo-esqueléticos em trabalhadores de enfermagem: associação com condições de trabalho. Rev. Brasileira de Enfermagem 2007 nov/dez; 60(6); 701-5.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Artigos