A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin

Francizete Correia Amaro da Silva, Marlene Menezes de Souza Teixeira, Rita Edevanira de Sá Carneiro

Resumo


O presente trabalho visa discutir a importância dos sete saberes docentes necessários para a prática pedagógica no ensino superior, tomando como referência os trabalhos de Tardif (2002), Saviani (1996), Tardif e Gauthier (1996), Pimenta (1999), Pollard e Tann (1987), Garcia (1997) e Morin, que têm procurado mostrar a importância da pedagogia para a formação, atuação e desenvolvimento dos professores. Os autores aqui indicados refletem acerca dos sete saberes necessários à Educação do Futuro, onde Edgar Morin (2004) apresenta idéias que podem contribuir para que o educador possa redefinir sua posição nas instituições de ensino superior, nas relações com os estudantes, o currículo, as disciplinas e a avaliação. A metodologia aqui utilizada parte da reflexão sobre a educação do Ensino Superior, aprofundando-se na visão de Morim que expõe sobre os sete saberes numa perspectiva ética, revelando o compromisso com uma educação integral, de qualidade e humanista. Neste contexto, conclui-se que é preciso identificar e analisar a docência universitária diante dos desafios da realidade nacional num mundo globalizado, partindo do princípio de que a docência sofre influências da realidade na qual está inserida e que, nesta se encontra, a relação Estado/Universidade/Professor. Logo, a docência do ensino superior deve estar respaldada nos eixos e saberes do filósofo Morin, que marca a construção da teoria e da prática-pedagógica.


Palavras-chave


Docência, Ensino Superior, Saberes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v8i24.298

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Francizete Correia Amaro da Silva, Marlene Menezes de Souza Teixeira, Rita Edevanira de Sá Carneiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A ID on line. Revista de psicologia (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: