Discutindo a Importância da Assistência em Enfermagem Obstétrica na Realização do Parto Humanizado / Discussing the Importance of Obstetric Nursing Care in the Realization of Humanized Childbirth

Autores

  • Amanda Aldeides da Silva UNINTA
  • Deijane dos Santos Fernandes Leite Faculdade Integrada de Araguatins
  • Maria Martha Macêdo Bezerra Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2978

Palavras-chave:

Assistência em Enfermagem, Enfermeiro Obstetra, Parto Humanizado

Resumo

Resumo: A presente pesquisa explana sobre o trabalho de parto humanizado e a importância da assistência do enfermeiro obstetra durante o período gestacional. A assistência humanizada durante o período gravídico puerperal incorpora conhecimentos, práticas e atitudes, que proporcionam o parto e nascimento saudáveis, prevenindo a morbimortalidade materna e perinatal. O objetivo deste estudo foi identificar a importância da assistência em enfermagem obstétrica na realização do parto humanizado. Esta pesquisa foi composta por uma revisão bibliográfica de natureza descritiva, exploratória com abordagem qualitativa. Para a sua confecção, foram utilizados apenas os artigos que tinham como objetivo/foco a assistência de enfermagem no parto, nos quais se pôde visualizar contribuições da enfermagem durante o trabalho de parto e a importância da humanização nesses partos. Utilizou-se como meio de material de análise os Manuais do Ministério da Saúde – tendo em vista ser esse um norteador das práticas de humanização obstétrica – livros, capítulos de livros e artigos contendo a temática. A revisão se torna relevante para os estudos obstétricos, tendo em vista que busca suscitar uma maior conscientização e sensibilidade ao incentivo ao parto humanizado, bem como a melhoria no entendimento desse processo de nascer que pode ocorrer de maneira segura e natural, sem aplicação de intervenções desnecessárias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Aldeides da Silva, UNINTA

1  Curso de Obstetrícia e Neonatologia da UNINTA;

Deijane dos Santos Fernandes Leite, Faculdade Integrada de Araguatins

2 Faculdade Integrada de Araguatins. Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Enfermagem em Obstetrícia e Neonatologia. Juazeiro do Norte/CE;

Maria Martha Macêdo Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

3 Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC - Sao Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. [email protected].

 

Referências

ALBUQUERQUE, L.C. et al. Conhecimento de mulheres sobre o motivo para realização do parto cesáreo. Revista do Hospital Universitário/UFMA, v. 8, nº 2, p. 9-16, jul-dez, 2007.

ALMEIDA, O.S.C; GAMA, E.R; BAHIANA, P.M. Humanização do Parto: a atuação dos enfermeiros. Revista Enfermagem Contemporânea, v. 4, nº 1, p. 79-90, jan/jun, 2015.

BARROS, T.C.X. et al. Assistência à Mulher para a Humanização do Parto e Nascimento. Rev. Enferm. UFPE on line, Recife, v. 12, nº2, p. 554-558, fev, 2018.

BARROS, S.M.O; MARIM, H.F; ABRÃO, A.C.F.V. Enfermagem Obstétrica e Ginecológica: guia para a prática assistencial. São Paulo: Roca, 2002.

BECKMANN.C.R.B. etal. Ginecologia e Obstetrícia. 6° ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2012.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Programa: Humanização do Parto: humanização no pré-natal e nascimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

BRASIL, Ministério da Saúde. Enfermagem na Cena do Parto. Caderno Humaniza SUS, v.4, p.184-200, Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

CAMACHO, K.G; PROGIANTI, J.M. A transformação da prática das enfermeiras na assistência ao parto humanizado. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 15, n° 3, p. 648-55, jul/set, 2013.

CERVO, A.L; BERVIAN.P.A. Metodologia científica. 5° ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

FREITAS, F. et al. Rotinas em Obstetrícia. 5° ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4° ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GUYTON, A.C; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11° ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

LEAS, R. E.; CIFUENTES, D. J. Parto Humanizado:contribuições do enfermeiro obstetra. Rev. Ciência Cidadania, v.2, nº1, 2016.

MONTENEGRO, C.A.B; REZENDE, J.F. Obstetrícia Fundamental. 11° ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2° ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REIS, T.R. et al. Enfermagem Obstétrica: contribuições às metas dos objetivos de desenvolvimento do milênio. Rev. Gaúcha de Enfermagem, n°36(esp), p. 94-101, 2015.

VERSIANI. C.C. et al. Assistência ao parto no âmbito da enfermagem obstétrica: uma revisão integrativa. Revista Norte Mineira de Enfermagem, v. 3 n° 1, p. 77-85, 2014.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Artigos