Auditoria em Saúde na Realidade Hospitalar / Health Audit in the Hospital Reality
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2967Palavras-chave:
Auditoria, Auditor, Hospital, SaúdeResumo
Resumo: A auditoria em saúde na dinâmica de serviços, projetos, contratos, pactuações e ações na qualidade da assistência prestada ao paciente tornou-se uma ferramenta de gestão de relevância nas instituições de saúde de todo o Brasil. Este artigo tem como objetivo geral a descrição do trabalho de auditoria existente no Hospital e casa de saúde de Russas – HCSR e, como objetivos específicos, a identificação das mudanças ocorridas nesta instituição de saúde após a chegada do auditor, e a descrição dos atributos do profissional de auditoria. A metodologia utilizada na investigação é do tipo exploratório descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e descritos de modo a compor o perfil do auditor e delinear o trabalho de auditoria realizado no HC$R. A análise dos dados revelou que a auditoria em saúde no hospital investigado é desenvolvida por profissionais especializados na área, e que a presença do auditor em uma instituição de saúde é imprescindível para a melhoria de sua gestão e para a eficácia dos serviços prestados à população. Quanto aos atributos do auditor em saúde, a pesquisa revelou o bom senso, a imparcialidade, o sigilo, a presteza e o comprometimento com a exatidão das informações e, acima de tudo, o elevado conhecimento técnico com que os auditores entrevistados desenvolvem suas ações. No que concerne às opiniões dos entrevistados quanto à condução de suas atribuições na auditoria em saúde, foram evidenciados os vários beneficies deste serviço para a instituição observada, em oposição aos poucos obstáculos existentes no desenvolvimento de seu trabalho.
Downloads
Referências
ANTONINI, 13. Modelos de gestão de "auditoria médica" em organizações de saúde do estado de São Paulo. Brasil, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo; 2003.
BRASIL. Lei n° 8.689, de 27 de julho de 1993. Dispõe sobre a extinção do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília-DF, 27 jul. 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/leis/L8689.htm. Acesso em: 16 mai. 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria. Manual de auditoria técnico científica. Brasília-DF, 2000. Disponível em: http//www.mp.to.gov.br/portal/sites/default/files/Manual I %20T%C3%A9enico%20de%20Au ditoria%20%20%C3%81rea%20de%20Sa%C3%BAde_O.pdf. Acesso em: 14 mai. 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Nacional de Auditoria. História de auditoria em saúde. Brasília-DF, 2002. Disponível em: htt //sir/historia.efin. Acesso em 16 mai. 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria. Manual de auditoria interna. Vol: 2 Brasília-DF, 2009
CALEMAN, G.; MOREIRA, M.L.; SANCHEZ, M. C. Auditoria, controle e programação de serviços de saúde. v.5. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2008. (Série Saúde e Cidadania). Disponível em: htlp//WWW.bvs-sp.fsp.usp.britecom/docs119981cal001.nsf. Acesso em: 07 jan. 2011.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 4. Ed. São Paulo: Campus, 2006.
DANTAS, S. F. A construção do Projeto de Pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2010.
FRANCO, A.A.O. Auditoria odontológica. Informe Sinog. São Paulo, 2007.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S.; FRANCO, F. M. de M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. Ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
LEOPARDI, M.T. et AL. Metodologia da Pesquisa na Saúde. Santa Maria: Parlooti,2001.
MANZINI, E.J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina:eduel, 2003. p.11-25.
MENDES, Lucia. Auditoria nos planos de saúde. Tuiuti, Curitiba, 2009.
MENEZES, M.C. Auditoria, excelente ferramenta de gestão para o administrador moderno. Goiânia: IPECON, 2009.
MOTTA, A. L. C.; LEÃO, E.; ZAGATTO, J. R. Auditoria médica no sistema privado: abordagem prática para organizações de saúde. 1. Ed. São Paulo: latria, 2005.
RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica.23. ed. Petrópolis: Vozes, 1986 144p.
SÁ, A. L. Curso de assistência médico-hospitalar: conceito, avaliação e discussão dos indicadores de qualidade. Rio de Janeiro: MEDSI, 2002.
SANTI, Paulo Adolpho. Introdução à Auditoria. S. Paulo: Atlas, 2009.
TOBAR, Frederico; YALOUR, Margot Romano. Como fazer teses em saúde pública: conselhos e ideias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.