Auditoria em Saúde na Realidade Hospitalar / Health Audit in the Hospital Reality

Autores

  • André Tavares Evangelista Universidade Federal do Ceará
  • Martha Maria Macedo Bezerra Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2967

Palavras-chave:

Auditoria, Auditor, Hospital, Saúde

Resumo

Resumo: A auditoria em saúde na dinâmica de serviços, projetos, contratos, pactuações e ações na qualidade da assistência prestada ao paciente tornou-se uma ferramenta de gestão de relevância nas instituições de saúde de todo o Brasil. Este artigo tem como objetivo geral a descrição do trabalho de auditoria existente no Hospital e casa de saúde de Russas – HCSR e, como objetivos específicos, a identificação das mudanças ocorridas nesta instituição de saúde após a chegada do auditor, e a descrição dos atributos do profissional de auditoria. A metodologia utilizada na investigação é do tipo exploratório descritiva, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e descritos de modo a compor o perfil do auditor e delinear o trabalho de auditoria realizado no HC$R. A análise dos dados revelou que a auditoria em saúde no hospital investigado é desenvolvida por profissionais especializados na área, e que a presença do auditor em uma instituição de saúde é imprescindível para a melhoria de sua gestão e para a eficácia dos serviços prestados à população. Quanto aos atributos do auditor em saúde, a pesquisa revelou o bom senso, a imparcialidade, o sigilo, a presteza e o comprometimento com a exatidão das informações e, acima de tudo, o elevado conhecimento técnico com que os auditores entrevistados desenvolvem suas ações. No que concerne às opiniões dos entrevistados quanto à condução de suas atribuições na auditoria em saúde, foram evidenciados os vários beneficies deste serviço para a instituição observada, em oposição aos poucos obstáculos existentes no desenvolvimento de seu trabalho.

 



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Tavares Evangelista, Universidade Federal do Ceará

1 Médico com Especialização em Cardiologia pela Universidade Federal do Ceará. [email protected];

Martha Maria Macedo Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

2 Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC - So Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. [email protected].



Referências

ANTONINI, 13. Modelos de gestão de "auditoria médica" em organizações de saúde do estado de São Paulo. Brasil, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo; 2003.

BRASIL. Lei n° 8.689, de 27 de julho de 1993. Dispõe sobre a extinção do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília-DF, 27 jul. 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil 03/leis/L8689.htm. Acesso em: 16 mai. 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria. Manual de auditoria técnico científica. Brasília-DF, 2000. Disponível em: http//www.mp.to.gov.br/portal/sites/default/files/Manual I %20T%C3%A9enico%20de%20Au ditoria%20%20%C3%81rea%20de%20Sa%C3%BAde_O.pdf. Acesso em: 14 mai. 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Nacional de Auditoria. História de auditoria em saúde. Brasília-DF, 2002. Disponível em: htt //sir/historia.efin. Acesso em 16 mai. 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria. Manual de auditoria interna. Vol: 2 Brasília-DF, 2009

CALEMAN, G.; MOREIRA, M.L.; SANCHEZ, M. C. Auditoria, controle e programação de serviços de saúde. v.5. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2008. (Série Saúde e Cidadania). Disponível em: htlp//WWW.bvs-sp.fsp.usp.britecom/docs119981cal001.nsf. Acesso em: 07 jan. 2011.

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 4. Ed. São Paulo: Campus, 2006.

DANTAS, S. F. A construção do Projeto de Pesquisa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2010.

FRANCO, A.A.O. Auditoria odontológica. Informe Sinog. São Paulo, 2007.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S.; FRANCO, F. M. de M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. Ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LEOPARDI, M.T. et AL. Metodologia da Pesquisa na Saúde. Santa Maria: Parlooti,2001.

MANZINI, E.J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina:eduel, 2003. p.11-25.

MENDES, Lucia. Auditoria nos planos de saúde. Tuiuti, Curitiba, 2009.

MENEZES, M.C. Auditoria, excelente ferramenta de gestão para o administrador moderno. Goiânia: IPECON, 2009.

MOTTA, A. L. C.; LEÃO, E.; ZAGATTO, J. R. Auditoria médica no sistema privado: abordagem prática para organizações de saúde. 1. Ed. São Paulo: latria, 2005.

RUDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica.23. ed. Petrópolis: Vozes, 1986 144p.

SÁ, A. L. Curso de assistência médico-hospitalar: conceito, avaliação e discussão dos indicadores de qualidade. Rio de Janeiro: MEDSI, 2002.

SANTI, Paulo Adolpho. Introdução à Auditoria. S. Paulo: Atlas, 2009.

TOBAR, Frederico; YALOUR, Margot Romano. Como fazer teses em saúde pública: conselhos e ideias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Artigos