Multifuncionalidade e Práticas Agroecológicas em Assentamento de Reforma Agrária: O Caso do Mandacaru, Petrolina-PE / Multifunctionality and Agricultural Practices in Agrarian Reform Settlement: The Case of Mandacaru, Petrolina-PE

Autores

  • Marcelo Henrique Pereira dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Maurício Rosendo Leandro dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Udnilson Soares da Silva Pereira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2958

Palavras-chave:

Multifuncionalidade, Agroecologia, Assentamento de Reforma Agrária, Políticas Públicas, Agricultura

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como eixo central evidenciar o papel que a multifuncionalidade das atividades na zona rural assume como promotora de novas formas de solidariedade entre os agricultores, ajuda na complementação de renda e preserva o meio ambiente, garantindo o desenvolvimento sustentável para as comunidades. Entende-se por multifuncionalidade, “os dispositivos coletivos dos agricultores que asseguram, geralmente, de maneira gratuita, o manejo de recursos comuns e ou a produção de bens públicos de interesse geral” (SABOURIN, 2010). Na região Nordeste, a prática multifuncional, mediante gestão coletiva, permite “assegurar funções produtivas agropecuárias e funções sociais, ambientais e econômicas de interesse coletivo”, com isto, dispomos de práticas mercantis e não-mercantis dentro da lógica multifuncional (SABOURIN, 2010). Sendo assim, a partir das pesquisas bibliográficas e entrevistas realizadas com lideranças, objetivamos apresentar como as práticas agrícolas de caráter multifuncional aliadas à abordagem agroecológica presentes no Assentamento Mandacaru, localizado no município de Petrolina (PE), se tornam companheiras na preservação do Bioma Caatinga; além de proporcionar um envolvimento desde a juventude até a terceira idade nas atividades dentro do assentamento. Contando com áreas de plantio coletivo, turismo rural e ecológico e na produção e divulgação de outros produtos confeccionados dentro do assentamento, a pesquisa salienta que a multifuncionalidade praticada no Mandacaru parte da iniciativa dos assentados e é marcada pelo baixo apoio do poder público. Por fim, trazemos também o Assentamento Mandacaru como modelo para práticas de agricultura familiar e orgânica em contrapartida ao agronegócio presente na região. Os conflitos entre o rural e urbano, o agrícola e industrial, o “tradicional” e o “inovador”, ou atraso e a tecnologia, ou trabalho e o capital, surgem com força nesta discussão.

 


 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Henrique Pereira dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

[1]   Professor do Bacharelado em Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Coordenador do GPPAF - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Agricultura Familiar. [email protected];

Maurício Rosendo Leandro dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

[2]   Graduando do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Membro do GPPAF - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Agricultura Familiar. [email protected] ;

[

Udnilson Soares da Silva Pereira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

3]   Graduando do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Membro do GPPAF - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Agricultura Familiar. [email protected].

Referências

BONNAL, P. “La brève incursion de la multifonctionnalité dans le champ politique: Quels enseignements pour le débat sur la gestion des services environnementaux (SE/PSE)?” in Serena – Services Environnementaux et usages de l’espace rural - Document de travail n°2010-7. Disponível em: http://agritrop.cirad.fr/556585/1/document_556585.pdf.

________________. LOSCH, B.; BAINVILLE, S. “Points de repères sur la multifonctionnalité de l'agriculture : les dimensions nationales et internationales du débat” in Actes du séminaire, novembre 2000, Bouillante, Guadeloupe, p.21-24.

CAZELLA, A. A.; BONNAL, P.; MALUF, R. S. (Orgs.). Agricultura familiar: multifuncionalidade e desenvolvimento territorial no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.

CRUZ, V. J. et al.. A Experiência da Horta Orgânica no Assentamento Mandacaru, Petrolina - Pe. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ciierd2017/70652-A-EXPERIENCIA-DA-HORTA-ORGANICA-NO-ASSENTAMENTO-MANDACARU-PETROLINA---PE. Acesso em: 27 de set. de 2020.

LEGNAIOLI, S. “O que é Agroecologia” in eCycle – sua pesquisa mais leve. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6493-agroecologia.html. Acesso em: 29 de set. de 2020.

RODRÍGUEZ-BORRAY, G. A. “La multi-funcionalidad de los sistemas agroalimentarios locales en zonas rurales de países en desarrollo: el caso de la agroindustria panelera colombiana” in Perspectivas Rurales, año 9, numero 12, 17-18, pp. 113-125.

SABOURIN. E. “Multifuncionalidade e Relações Não-Mercantis: manejo de recursos comuns no Nordeste” in CADERNO CRH, Salvador, v. 23, n. 58, p. 151-169, Jan./Abr. 2010.

SANTOS, M. H. P.; PEREIRA, U. S. S. “A Multifuncionalidade em Assentamentos de Reforma Agrária: o caso do assentamento Mandacaru em Petrolina” in (Anais do) III Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. Juazeiro, 2017. v. 1, p.565-569.

VÉRON, F. (Coord.). “Multifonctionnalité de l'agriculture et des espaces ruraux : Comptes-rendus de travaux” in Les Cahiers de la multifonctionnalité, n.6, 2004. Disponível em: http://reseau-pwdr.be/sites/default/http://www.prppgi.univasf.edu.br/pesquisa/files/4491_Les%20cahiers%20de%20la%20multifontionnalit%C3%A9%20%28n%C2%B06%29.pdf.

Downloads

Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Artigos