A Educação Especial Contextualizando com a Psicologia / Special Education Contextualizing with Psychology

Autores

  • Larise Dayany de Santana Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Verônica Rejane de Lima Teixeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2957

Resumo

Resumo: Com este artigo pretende-se levar ao conhecimento e discursão sobre esse desafio que é verdadeiramente incluir aos portadores de necessidades especiais não somente na escola mais em contexto mais amplo que é a sociedade. Sentimos a necessidade de esclarecer alguns pontos que permeiam a educação especial. E também correlacionar estudos da Pedagogia com os da Psicologia, destacando-se as obras de Jean Piaget e Sigmund Freud. Metodologicamente se fará uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos e sites especializados na temática proposta para o artigo. Objetivando melhorar a atuação dos profissionais da educação que atuam com alunos (as) portadoras de algum tipo de deficiência.

Palavras-chave- criança, escola, educação especial, pedagogia, psicologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larise Dayany de Santana, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). larisedayany@hotmail.com;

Verônica Rejane de Lima Teixeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). veronica.teixeira@fachusc.com

 

 

Referências

BRASIL. Educação Especial: deficiência mental. Org. Erenice Nathalia Soares de Carvalho. Brasília: MEC/SEEESP, 1997 (Série Atualidades Pedagógicas).

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: Ministério da Educação e Cultura; 1996. Disponível em: www.mec.gov.br Acesso em: 25/10/2020

FONSECA, Thais da Silva; FREITAS, Camila Siqueira C.; NEGREIROS, Fauston. Psicologia Escolar e Educação Inclusiva a Atuação Junto aos Professores. Revista Brasileira de Educação Especial. 24(3), 427-440. Doi. 10.1590/s1413- 65382418000300008

MANTOAN, M.T.E. Ser ou estar, eis a questão: explicando o déficit intelectual. Rio de Janeiro, 1997.

___________. Inclusão Escolar o que é? Por quê, como fazer? 1 ed. Moderna, 2003.

MORGADO, Maria Aparecida. Contribuições de Freud para a Educação. Psicologia e Educação. São Paulo: Educ, 2017

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985

RIBEIRO, Márden de Pádua. Psicologia da Educação, n. 39, São Paulo, 2014

WERNECK, Cláudia. Ninguém mais ser bonzinho na Sociedade Inclusiva. Rio de Janeiro: WVA, 1997

XAVIER, A.S; NUNES, Ana Ignés Belém. Psicologia do Desenvolvimento. 4 ed. Revisada e Ampliada. Fortaleza-CE /UECE, 2015

Downloads

Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Comment