O Olhar do Conselho de Escola em um Estudo de Caso: A Falta de Igualdade e Equidade em Meio a Debates Sectários / The School Council's view at a Case Study: The Lack of Equality and Equity amid Sectarian Debates

Autores

  • Gilmar José Fava

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2945

Palavras-chave:

Conselho de Classe. Conselho. Composição do Colegiado.

Resumo

Este artigo tem por finalidade o estudo de caso de uma reunião de Conselho de Classe que foi realizado no dia 14 de dezembro de 2020 em uma instituição Militar do estado de Santa Catarina. Nessa reunião do colegiado, houve algumas situações que se tornaram inviáveis no aspecto de entendimento da instituição Conselho de Classe, porque não se fez presente as normas legais e porque se confundiu essa instituição, no processo de ensino-aprendizagem, como instituição, simplesmente, homologatória de decisões que já são levadas para os membros do grupo, sem qualquer debate amplo sobre a situação acadêmica dos alunos que lá chegam para uma (re)análise ampla. Além disso, há a questão de omissão de fases e oportunidades de recuperação desses alunos em momentos oportunos no decorrer do ano letivo, tal como fases de conselho de classes bimestrais/trimestrais e exames/recuperações finais, limitando-se as (re)análises ao resumo de uma situação aritmética, como se o conhecimento pudesse ser mensurado por valores numéricos de uma régua de medir. Também há o descaso na composição do grupo colegiado que as instituições promovem para escamotearem os resultados com a(s) inclusão(ões) do(s) membro(s) do(s) núcleo(s) pedagógico(s) da(s) instituição(ões) que se somam aos professores que integram o grupo colegiado. É preciso observar a legislação e ter como meta o que difere o aspecto técnico do aspecto pedagógico e essa reflexão é feita neste artigo. O estudo de caso aqui proposto é para uma reflexão das instituições educacionais, limitar o escopo de cada departamento técnico e, efetivamente pedagógico, bem como a posição de confronto das situações de aprovação/reprovação daqueles alunos que chegam para (re)análise no final do ano letivo em curso.

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Publicado

2021-02-28

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Artigos