Assistência de Enfermagem nas Urgências e Emergências no Atendimento aos Pacientes com Crises Hipertensivas / Nursing Assistance in Emergencies and Emergencies in Care of Patients with Hypertensive Crises

Autores

  • Edson Lima Lopes Universidade de Pernambuco
  • Martha Maria Macedo Bezerra Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2932

Palavras-chave:

Assistência de enfermagem, crise hipertensiva, urgências, emergências.

Resumo

Resumo: Hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma categoria clínica multifatorial caracterizada por níveis superiores e sustentados de pressão arterial (PA), é motivo frequente de procura por pronto-socorro, sendo possível que muitos pacientes recebam erroneamente um diagnóstico de crise hipertensiva e, consequentemente, um tratamento inapropriado. O objetivo deste estudo é conhecer a percepção dos profissionais diante da assistência de enfermagem nas urgências e emergências no atendimento intra e extra hospitalar com o quadro hipertensivo. Esta pesquisa trata-se de uma revisão de literatura, na qual consiste em analisar as pesquisas relevantes e sintetizar os resultados sobre o tema em questão. Foram pesquisadas 30 referências e utilizadas 20, os estudos descartados não ofereciam fidedignidade das informações e não se adequavam ao assunto. É visto que a saúde coletiva no Brasil é muitas vezes negligenciada, no entanto esta população inclui-se nos principais óbitos causados por muitas vezes de uma boa assistência prestada, e outras doenças crônicas. Com isso visa-se a necessidade de uma capacitação dos profissionais, para que estes estejam aptos a desenvolver, promover educação continuada tanto para os pacientes como pra os próprios profissionais, para tomar medidas que facilitem o acesso dinâmico e rápida de resolução para o usuário.

 

Descritores: Assistência de enfermagem, crise hipertensiva, urgências, emergências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Lima Lopes, Universidade de Pernambuco

1 Graduação em Medicina pela Fundação Universidade de Pernambuco (PE) (2000). Médico com atuação em neurologia e neurocirurgia do Hospital e Maternidade Santo Antônio – Barbalha – CE;

Martha Maria Macedo Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

2 Doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina do ABC - São Paulo. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. [email protected].


 



Referências

ALMEIDA, A. B. et. al.,O papel da enfermagem no atendimento ao paciente em emergência e urgência hipertensiva. Rev. Iniciação cientifica da labttes, v.8, n. 1, p. 68-69, 2018.

ALMEIDA, Roberta Barros. Crise Hipertensiva em urgência e emergências. 2014. 20f. Trabalho de conclusão (Especialização em enfermagem).- Universidade De Santa Catarina. Florianopolis, 2014.

ANDRADE, L. A. et. al., Assistência de enfermagem ao paciente com crise hipertensiva. Rev. Unit. V. 1, n. 1, p . 1-3. 2017.

ARNHOLD, Amanda Naiara. A atribuição do enfermeiro frente ao paciente com crise hipertensiva no atendimento de Urgência e emergências, 2017, 24f. Trabalho de conclusão (especialização em enfermagem).-Universidade do Vale do Rio dos sinos- Unisinos. São Leopoldo. 2017.

BRASIL.Resolução 358/2009 do Conselho Federal de enfermagem (COFEN). Brasília-DF, 15 de outubro de 2009.

CONTI, Debora Petersede. Política assistencial de enfermagem a pacientes com crise hipertensivas no serviço de pronto socorro fundamentada em sister calista roy. 2011. 50 f. Trabalho de conclusão (especialização em enfermagem). -Universidade do extremo do sul Catarinense-Unesco, Caicu (SC), 2011.

CAVEIÃO, C. et. al,. Crise hipertensivas: competências elementos pelo o enfermeiro para o atendimento em hospitais de Curiba-BR. Rev. Fund.un. case..v. 6, n. 4, p. 1437-1444, 2014.

FAQUINELLO, P.; et. al, A rede Social como estratégia de apoio a saúde do hipertenso. Rev. Bras.Enf. v. 6, n. 5. P. 849-856, 2011.

FONTES, Alexandra da Rocha. Crise Hipertensiva: proposta de cuidados de enfermagem para o atendimento em Emergências. 2014, 24f.Trabalho de conclusão (especialização em enfermagem).-Universidade Federal De Santa Catarina , Oeiras-PI, 2014.

MONTEIRO, Andreane Natália P. de Almeida; PEREIRA, Juliane da Silva; VALENÇA, Mércia Alcântara Feitosa; BATISTA, Maria Amanda Lima; BARBOSA, Luciclaudio da Silva; SANTOS, Silvana Cavalcanti dos; ALEXANDRE, Ana Carla Silva; LEITE-SALGUEIRO, Claudia Daniele

Barros. Estudos Nacionais Sobre as Assistências de Enfermagem e de Psicologia ao Idoso Residenteem Instituição de Longa Permanência. Id on Line Rev.Mult. Psic., 2018, vol.12, n.41, p.1048-1054. ISSN: 1981-1179.

OLIVEIRA, Karina Santos, Atendimento de pacientes com alterações pressórica pela equipe de enfermagem no hospital São domingos-BA. 2010. 52f. Trabalho de conclusão (Graduação em enfermagem).-Universidade castelo Branco, Salvador-BA, 2010.

OLIVEIRA, S. G.; SILVA, L. L. O papel da equipe de enfermagem frente ao paciente com crise hipertensiva. Rev. saúde desenvolvido. V.10, n.5, p. 180-1052, 2016.

QUEIROZ, D. G. et. al., Cuidados de enfermagem em crise hipertensiva: uma revisão integrativa. Rev. Soc. card. Estado de São Paulo. V. 28, n.1, p. 365-371, 2018.

SILVA, Rosilene de Araújo, Plano de para atendimento de Enfermagem nas crises hipertensivas no PSF murici, município de taquaveras-AL. 2014. 26f. Trabalho de conclusão (Especialização em enfermagem).- Universidade Federal De Santa Catarina. Florianopolis, 2014.

SIQUEIRA, D. S. et. al,. Caracterização dos pacientes atendidos com crise hipertensiva num hospital de pronto socorro. Rev. De enfermagem. v. 4, n. 5, p. 27-36, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão