Epistemologia Contemporânea e sua Aproximação com a Psicologia / Contemporary Epistemology and its Approach to Psychology

Autores

  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).
  • Tadeu Lucas de Lavor Filho Universidade Federal do Ceará
  • Liromaria Maria de Amorim Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2929

Palavras-chave:

Epistemologia, Ciências humanas, Conhecimento

Resumo

Resumo: O presente estudo discute os antecedentes da epistemologia contemporânea, basicamente associada às ciências humanas. Epistemologia se ocupa do conhecimento, seus princípios e  hipóteses, com a finalidade de organizar seus fundamentos, seu valor e sua importância, de forma lógica e objetiva. Em  ciências sociais, o termo “epistemologia” evoca a ideia de conhecimento de sentido amplo, dada a diversidade e complexidade característica dos humanos. É mais apropriado o seu uso para o conhecimento científico, sua lógica e limites característicos. A ciência e o conhecimento são hoje ferramentas de poder e de alguma forma, pode ser utilizada para manipulação da sociedade dominante. A Epistemologia exerce a grande tarefa de expor uma reflexão crítica, mostrando aos estudiosos das ciências, as questões implícitas nas entrelinhas das pesquisas, para que que sejam utilizadas de forma consciente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

1 Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) e Especialização em Teoria Psicanalítica no Centro Universitário FAVENI. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). [email protected];

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Universidade Federal do Ceará

2 Graduado em Psicologia (2017) pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO - Bolsista do PROUNI. Especialização em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância (Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG - 2019). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC e Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. [email protected];

Liromaria Maria de Amorim, Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN

3 Graduação em Saúde Pública e Pedagogia  pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Educação Infantil pela URCA e em Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN. [email protected];

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri

4 Graduação em Psicologia e em Licenciatura em Psicologia. Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC/SP  Professora Associada da Universidade Federal do Cariri (UFCA). [email protected].


 

Referências

AQUINO, Rubim Santos Leão de. et al. História das sociedades: das sociedades modernas às sociedades atuais. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1978.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda.; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2009.

BARRETO, Elcides Hellen F. Landim. Formação do pensamento Psi: um passeio pelos alicerces da psicologia. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências, v. 2, n. 1, 2019. Disponível em: http://riec.fvs.edu.br/index.php/riec/article/view/65

CASTAÑON, Gustavo. Introdução à epistemologia. São Paulo: EPU, 2007.

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 4. ed. São Paulo, 2010.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia: história e grandes temas. 16. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

COTRIM, Gilberto.; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

FIGUEIREDO, Luis Claudio Mendonça. Psicologia, uma (nova) introdução: uma visão histórica da psicologia como ciência. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2010.

FREIRE, Izabel Ribeiro. Raízes da Psicologia. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 6. ed, Porto Alegre: Penso, 2012.

GOMES FILHO, Antoniel dos Santos.; LAVOR FILHO, Tadeu Lucas de.; LIMA, Antonio Ailton de Sousa. A pandemia para além do óbvio: uma análise crítica sociológica. Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências, v. 3, n. 1, 2020. Disponível em: http://riec.fvs.edu.br/index.php/riec.

HAHN, Hans.; NEURATH, Otto.; CARNAP, Rudolf. A CONCEPÇÃO CIENTÍFICA DO MUNDO - O CÍRCULO DE VIENA. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, v. 10, série 1, 1986. Disponível em: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index. php/cadernos/article/view/1220.

SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 4. ed. São Paulo, SP: Cengage, 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos