Políticas públicas no combate a evasão e abandono escolar na educação básica brasileira: uma revisão de literatura / Public Policies to combat evasion and school dropout in Brazilian Basic Education: A Literature Review

Autores

  • Giselly de Oliveira Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Marco Aurélio Benevides de Pinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodolfo Araújo de Moraes Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carlos William Ferreira de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2925

Palavras-chave:

Evasão escolar. Educação Brasileira . Políticas Públicas.

Resumo

Resumo: A evasão e o abandono escolar atingem todas as esferas educacionais e modalidades de ensino, inclusive a educação básica, que se apresenta como tema desse ensaio. A presente pesquisa teve como objetivo estudar as políticas públicas educacionais direcionadas ao enfrentamento da evasão e abandono escolar na educação básica brasileira. Quanto aos procedimentos, tratou-se de uma pesquisa bibliométrica e documental, realizada a partir de uma revisão de literatura na base de dados Periódicos Capes. Os artigos foram pesquisados pelos descritores “evasão escolar”; “abandono escolar”; “educação básica” e “políticas públicas”. Após a busca foram filtrados os artigos relacionados ao tema em um período de 06 anos (2014-2019), totalizando 09 artigos. A partir da realização da pesquisa foi possível averiguar os diferentes motivos que levam os estudantes a evadirem ou abandonarem a escola, e conhecer algumas políticas públicas educacionais voltadas para reduzir as dificuldades encontradas pelos estudantes para sua permanência na escola.

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Biografia do Autor

Giselly de Oliveira Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

[1] Especialista em Gestão Pública -UFRPE/Unidade Acadêmica de Educação a Distância      e          Tecnologia -Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - [email protected];

José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

[2] Professor titular, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife-PE; [email protected];

Marco Aurélio Benevides de Pinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

[3] Professor Adjunto, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife-PE, [email protected];

Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

[4] Professor titular, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife-PE;[email protected];

[

Carlos William Ferreira de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

5]Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco, [email protected].

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigo de Revisão