A Inclusão do Surdo e seus Desafios na Educação Infantil /
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2922Palavras-chave:
Aluno surdo. Educação inclusiva. Educação infantil. Intérprete. ProfessorResumo
Resumo: Tendo em vista que o tema inclusão cada vez mais é discutido em muitos aspectos, esta pesquisa acadêmica, procurou focar o referido tema voltando ao universo do estudante surdo desde sua inserção na Educação Infantil. Este estudo teve como metodologia, uma revisão bibliográfica, de natureza qualitativa e descritiva, considerando as contribuições de autores comprometidos com a causa, como Moura (2000), Fernandes (2003), entre outros que enfatizam a educação inclusiva e seus sujeitos, o aluno surdo e o professor. Inicialmente fez-se uma abordagem sobre a inclusão do aluno surdo e em seguida uma reflexão sobre a formação do educador da sala comum na perspectiva inclusiva, a grande importância do Atendimento Educacional Especializado-AEE no processo de ensino e aprendizagem destes alunos e a função do interprete de Libras. Aborda a inclusão escolar como uma política que consiste no acesso e na permanência de todos os alunos com deficiência nas redes de ensino. A pessoa com surdez apresenta uma limitação sensorial que requer adequações e materiais pedagógicos específicos que facilitem seu processo de aprendizagem. Pretendem-se com este estudo proporcionar subsídios para os professores e estudantes nesta etapa de ensino inicial, como também professores da sala de AEE, referenciais e pistas que possam apoiá-los na inclusão educacional desses alunos. Dessa forma para que haja a inclusão escolar do aluno surdo, as instituições de ensino devem rever sua prática pedagógica, desenvolvendo mecanismos e práticas, considerando a diferença desse alunado, promovendo o pleno desenvolvimento das suas potencialidades no contexto educacional e para o favorecimento do processo ensino aprendizagem de seus educando.
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