Histórias em Quadrinhos: A Importância do Gênero no Processo de Alfabetização / Comics: The Importance of Gender in the Literacy Process

Autores

  • Valéria Alves de Araújo Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Aurelania Maria de Carvalho Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2921

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos. Leitura. Recurso didático.

Resumo

Resumo: Este trabalho trouxe as Histórias em Quadrinhos, também conhecidas como HQs, como o foco principal, tendo em vista que há muito tempo vem divertindo e ensinando pessoas no mundo inteiro. Elas têm a capacidade de levar informações e com isso, promover o conhecimento, pois por tal capacidade, nos dias atuais, as escolas têm utilizado as quadrinhas como recursos metodológicos. As Histórias em Quadrinhos possuem uma linguagem única, ou seja, universal, que se atualiza a cada geração, sempre proporcionando o desenvolvimento da criticidade. A pesquisa buscou compreender e analisa como as histórias em quadrinhos podem ajudar no processo de aprendizagem, e qual a importância dessa prática em sala de aula, e se é possível através das HQs o aluno amadurecer o gosto pela leitura, e se essa ferramenta pode auxiliar o aluno no processo de aprendizagem da leitura. Evidenciou-se que as HQs são excelentes recursos didáticos, pois facilitam a aprendizagem de conteúdos abordados em sala de aula. A pesquisa contou com uma abordagem de natureza qualitativa e bibliográfica e embasou-se nas publicações de autores como: Abramovich (2001), Barbosa (2004), Carvalho (2009), Coelho (2000), Luyten (1984/1985), entre outros. Os resultados comprovaram que as HQs são instrumentos que fazem parte da maioria dos professores, pois colaboram no processor de ensino aprendizagem e incentivam o alunado na leitura.

 

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Biografia do Autor

Valéria Alves de Araújo, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].


 

Referências

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos