A Leitura no Contexto do Ensino-Aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental no Município de Mirandiba - PE / Reading in the Teaching-Learning Context on the final years of Elementary Education in the Municipality of Mirandiba - PE

Autores

  • Klébia Maria dos Santos Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2917

Palavras-chave:

Aprendizagem. Prática de Leitura. Senso crítico

Resumo

Resumo: A presente pesquisa tem como temática a importância da leitura para o ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental, colocando a leitura como um dos principais fatores para o desenvolvimento do senso cognitivo e crítico do aluno. A finalidade da pesquisa é analisar qual o processo de prática de leitura desenvolvido para estimular os discentes ao mundo da leitura e relatar como os professores lidam com as dificuldades dos alunos. Como aporte teórico utilizamos Cruz e Silva (2017), Freire (1989), Giraldi (2012), Kleiman (1989) e (2002), Krug (2015), PCNs (2001), Rauen 2010), Sabino (2008), Silva (2020), Silva e Almeida (2014). A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, com procedimento técnico estudo de caso e método científico indutivo, para obter resultados mais globais. Para coleta de dados aplicamos um questionário direcionado via Whatsapp e E-mail a três professoras do ensino fundamental 2 do município de Mirandiba-PE, e quanto à identificação das docentes na análise utilizamos códigos (P1, P2, P3). Desse modo, percebemos a forma e o método como trabalham prática de leitura em sala de aula, com intuito de estimular os alunos a serem leitores. Os resultados apontam que os meios mais utilizados de prática de leitura, são por meio de debate, textos virtuais e resumos, porém, é mostrado que o principal desafio para os professores é superar ou juntar-se aos meios tecnológicos. Sendo que, os alunos não se interessam pela leitura, e com essa atitude resta apenas interligar a leitura ao dia a dia de todos. Pois, a prática de leitura não se realiza apenas com um livro impresso. Contudo, entende-se que a leitura é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e argumentativo dos estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klébia Maria dos Santos, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

[1] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). klebiamary@gmail.com;



Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

2 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

 

 

Referências

ABREU, I. K. R.S., SANTOS, A.C.J.S. ET al. O despertar para o hábito da leitura: um desafio para o ensino de língua portuguesa. UNIT, SE, trabalhos da disciplina de TCC. (2019). Disponível em: http://openrit.grupotiradentes.com:8080/xmlui/handle/set/2213

AMORIM, E.B.O.S.; OLIVEIRA, G.F. Dislexia em Perspectiva: Contribuições da Psicopedagogia e da psicologia. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Set-Out de 2016, vol.10, n.31, Supl 2, p. 135-146. ISSN 1981-1179.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 144p. 1997.

CRUZ, Cleide Maria da; SILVA, Fábio Bernardo. A Leitura E Sua Relevância no Processo De Ensino Aprendizagem: O Papel Do Professor Na Contação De História Como Incentivo Ao Habito Da Leitura. Revista saberes docentes. V. 2, n. 3 (2017), p.19, ISSN: 2448-4601. Disponível em: Acesso em 2020.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completa – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GERALDI, João Wanderley. Et al. (org.). O texto na sala de aula. 1. Ed. (São Paulo: Anglo, 2012).

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. Campinas: Pontes, 1989.

KLEIMAN. Ângela Glicina de Leitura: Teoria e Prática. 9ª Edição, Campinas, SP: Pontes. 2002

KRUG, F.S. A importância da leitura na formação do leitor. REI. Revista de Educação do IDEAU, v. 10, p. 1-14, 2015. Disponível em: Acesso em 2020.

RAUEN, Adriana Regina Feltrin. Práticas pedagógicas que estimulam a leitura. São Paulo 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/390-4.pdf. Acesso em 2020.

ROCHA, Lecenilda Barbosa; MIGUEL, Joelson Rodrigues. Práticas Pedagógicas no Incentivo à Leitura e à Escrita. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 316-330.

SABINO, Maria Manuela do Carmo de. Importância educacional da leitura e estratégias para a sua promoção. Revista Ibero americana de Educación ISSN: 1681-5653 n.º 45/5 – 25 de março de 2008. Disponível em: Acesso em 2020.

SAMPAIO, Caroline M..; OLIVEIRA, Gislene F. O Desafio da Leitura e da Escrita em Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Julho de 2017, vol.11, n.36, p.343-362. ISSN: 1981-1179.

SILVA, Francisca Marly Moreira da; LEANDRO, Irineide Santos; BEZERRA, Girlândia Pereira;LIMA, Edinalda Ferreira de. Letramento: Desafios e Perspectivas do Ensino nos Anos Iniciais. Id on

Line Rev.Mult. Psic., 2019, vol.13, n.45, p. 276-286.

SILVA, Cleide Rufino Da. A LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR. Disponível em: http://scientificmagazine.com.br/artigos%20PDF/Artigo%20LEITURA%20NO%20CONTEXTO%20ESCOLAR.pdf Acesso em 2020.

SILVA, Fábio Junior da; ALMEIDA, Priscila Rosane Pereira. A importância do uso da leitura em sala de aula: uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento ensino aprendizagem. Santa Maria/RS – Brasil Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), 2014.

SILVA, Milene Iraneide da; FRANÇA, Aurenia Pereira de; SOUSA, Maria do Socorro Cordeiro de. O Letramento e a Alfabetização no Ensino Fundamental: Anos Iniciais nas Escolas Públicas Joaquim

Tavares de Sá e José Martinho de Sá em Verdejante – PE. Id on Line Rev.Mult.Psic., Outubro/2020, vol.14, n.52, p. 879-891.

SILVA, José Aroldo Da. Discutindo sobre leitura. Revista de estudos linguísticos e literários do curso de letras – UNIFAP, vol. 1, n.1, p. 23, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos