A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE

Autores

  • Simone de Souza Rodrigues Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Pedro Fernando dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2916

Palavras-chave:

Leitura Literária. Metodologia. Prática da Leitura

Resumo

Resumo: A leitura literária é de suma importância para a formação do cidadão como um todo. Vista também como algo prazeroso. Deve então ser introduzida nas salas de aula desde cedo, despertando assim o espírito crítico social dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária na turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Alexandre Parente de Sá, localizada na comunidade Quilombola de Jatobá II, município de Cabrobó/PE. No presente trabalho foi utilizado como aporte teórico Cunha (1998), Zilberman (2012), Abreu (2006), Terra (2014) e Quadros (2019) que são pesquisadores que abordam a temática em questão  e contribuíram para que o trabalho se desenvolvesse. Os resultados do trabalho serão adquiridos mediante questionário com perguntas respondido pela professora de língua Portuguesa atuante na turma. Assim, a análise dos resultados nos levou a concluir que o contato dos alunos com a literatura no ensino fundamental na escola citada acima é restrito apenas em fragmentos trabalhados nos livros didáticos, com a intenção de desenvolver atividades gramaticais. Os textos literários seriam apenas complementos nessas atividades.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Souza Rodrigues, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). simonerodriguesjtb@gmail.com;

Pedro Fernando dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). pedrinho_quilombola@hotmail.com.

 

Referências

ABREU, Márcia. Cultura letrada: Literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo. Ática, 1998

INSTITUTO PRÓ-LIVRO (org.). 4ª edição da pesquisa retratos da leitura no Brasil. São Paulo: [s.n.], 2016. p. 61. Disponível em: http://prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/07/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf. Acesso em: 24 out. 2020.

MURRIE, Zuleika Felice (org.). Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: parte II: linguagens, códigos e suas tecnologias. [S. l.]: MEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 24 out. 2020,

QUADROS, Deisily de. Metodologia do ensino da literatura juvenil. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2019.

ROCHA, Lecenilda Barbosa; MIGUEL, Joelson Rodrigues. Práticas Pedagógicas no Incentivo à Leitura e à Escrita. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 316-330.

SILVA, Marta Suely Madruga da; ALVES, José Jakson Amancio. Leitura e escrita: Desafios e perspectivas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Id on Line Rev.Mult. Psic., Dezembro/2019,

vol.13, n.48 SUPLEMENTO 1, p. 339-353.

TERRA, Ernani. Leitura do texto literário. [S.l.]: Editora Contexto, 2014.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, [2012].

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos