A Prática da Leitura Literária no 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Alexandre Parente de Sá, Cabrobó-PE / The Practice of Literary Reading on the 9th Grade of Fundamental Education Ii of the Alexandre Parente de Sá School at Cabrobó/PE

Simone de Souza Rodrigues, Pedro Fernando dos Santos

Resumo


Resumo: A leitura literária é de suma importância para a formação do cidadão como um todo. Vista também como algo prazeroso. Deve então ser introduzida nas salas de aula desde cedo, despertando assim o espírito crítico social dos alunos. Este trabalho tem como objetivo analisar como se dá a prática da leitura literária na turma de 9º ano do ensino fundamental II da escola municipal Alexandre Parente de Sá, localizada na comunidade Quilombola de Jatobá II, município de Cabrobó/PE. No presente trabalho foi utilizado como aporte teórico Cunha (1998), Zilberman (2012), Abreu (2006), Terra (2014) e Quadros (2019) que são pesquisadores que abordam a temática em questão  e contribuíram para que o trabalho se desenvolvesse. Os resultados do trabalho serão adquiridos mediante questionário com perguntas respondido pela professora de língua Portuguesa atuante na turma. Assim, a análise dos resultados nos levou a concluir que o contato dos alunos com a literatura no ensino fundamental na escola citada acima é restrito apenas em fragmentos trabalhados nos livros didáticos, com a intenção de desenvolver atividades gramaticais. Os textos literários seriam apenas complementos nessas atividades.

 


Palavras-chave


Leitura Literária. Metodologia. Prática da Leitura

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2916

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