A Necessidade de uma Nova Reformulação da Lei de Inclusão no Tocante às Especificidades do Profissional de Apoio Escolar no Processo Inclusivo / The Need for a New Reformulation of the Inclusion Law in the Player the Specificities of the School Support Professional in the Inclusive Process

Autores

  • Madson Márcio de Farias Leite Universidad Autónoma de Asunción
  • Clara Roseane da Silva Azevedo Mont’Alverne Universidad Autónoma de Asunción – UAA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2907

Palavras-chave:

Inclusão. Profissional de Apoio escolar. Lei de Inclusão. Escola

Resumo

Resumo: Esta pesquisa objetiva inquirir a necessidade de uma nova reformulação da lei de inclusão no tocante às especificidades do profissional de apoio escolar no processo inclusivo. Uma vez que o profissional de apoio escolar é a pessoa responsável em ajudar no processo da autonomia e independência dentro do espaço escolar, é imprescindível favorecer também a vida fora do espaço educacional, dado que, quando esse profissional não obtêm os conhecimentos necessários para exercer a função, prejudica-se todo o processo de desempenho e aprendizagem dos sujeitos com deficiência. A metodologia utilizada na realização da pesquisa foi a bibliográfica, em que, através das busca em sites e trabalhos que ressaltam o profissional de apoio escolar no processo inclusivo. A lei brasileira de inclusão prevê a necessidade da existência desse profissional dentro do espaço escolar. Contudo, a referida lei não traz as especificações necessárias que esse profissional deva ter para desempenhar essa função. Dessa forma, ocasiona-se diversos atrasos no processo de desempenho educacional dessas crianças com deficiência. Com a análise bibliográfica realizada, foi possível concluir que a inexistência de uma melhor exemplificação das atribuições e conhecimentos inerentes ao profissional de apoio implica a inserção dele nos contextos escolares de forma errônea, o que contribui para o fato de os espaços educacionais contratarem e inserirem esses profissionais em consonância com o que está escrito na lei brasileira de inclusão. Dessa forma, impede-se que as crianças com deficiência obtenham êxitos no aspecto cognitivo, uma vez que corrobora-se para a insuficiência dos conhecimentos ideais para exercer o cargo de profissional de apoio escolar. Ademais, necessita-se dessa reformulação na lei de inclusão a fim de que se estabeleça os conhecimentos e habilidades necessárias para ser admitido como profissional de apoio escolar.

 

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Biografia do Autor

Madson Márcio de Farias Leite, Universidad Autónoma de Asunción

[2]Doutorando em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción – UAA. E-mail: madsonmarcio@hotmail.com;

Clara Roseane da Silva Azevedo Mont’Alverne, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

[3]Orientadora do artigo. Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción – UAA, Paraguai – (PY). E-mail: clarazevedo@globo.com.

 

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos