Acessibilidade em Ambientes Escolares no Município de Cedro-CE com Base na LBI e NBR 9050/2015 / Accessibility in School Environments in the Municipality of Cedro-CE Based on LBI and NBR 9050/2015

Autores

  • Virgínia Diniz Torres Faculdade Santa Maria/PB
  • Ricardo Ricelli Pereira de Almeida Faculdade Santa Maria/PB;
  • Elysson Marcks Gonçalve Andrade Faculdade Santa Maria/PB
  • Guilherme Urquisa Leite Faculdade Santa Maria/PB

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2904

Palavras-chave:

Espaço Escolar. Estrutura Física. Inclusão Social. Normas Técnicas.

Resumo

Resumo: A acessibilidade é hoje um dos pilares da promoção de inclusão social, sendo, portanto, premissa necessária a todo contexto social ter seus ambientes adaptados a tais demandas. Os principais requisitos de como ocorre o processo de adaptação ou construção de instituições de ensino, estão dispostos na NBR-9050/2015, mais especificamente direcionando a adaptação do espaço físico das escolas, já que tais medidas caracteriza a escola como agente transformador na vida das pessoas. Objetiva-se com esse trabalho analisar as estruturas de acessibilidade dos ambientes escolares no município de Cedro-CE, com base na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) e NBR 9050/2015. A metodologia aplicada a esse estudo é pesquisa bibliográfica e estudo de caso com análise descritiva e qualitativa dos dados, cuja coleta foi embasada por visitas em lócus, nas instituições de ensino EMEF Francisca de Jesus Cavalcante a EMEIF Tereza Dutra da cidade do Cedro-CE, além do uso de leis e pesquisa bibliográfica, com revisão de literatura. A problemática que serve de eixo condutor desse trabalho é saber como se apresentam as estruturas físicas das escolas do município de Cedro –CE no tocante à acessibilidade? Os resultados colhidos, por meio de aferição e comparação com a NBR 9050/2015 das medidas de cada compartimento que compõem as escolhas, bem como pelo registro de fotografias, demonstraram que as referidas instituições de ensino não obedecem às regras de acessibilidade, pautada na LBI e NBR 9050/2015, pois tanto a estrutura física, quanto os mobiliários não estão em conformidade com o paradigma da inclusão. Foi possível perceber que não há banheiros acessíveis, as portas não têm as medidas recomendadas pela norma, o estacionamento não possui sinalização, as rampas não possuem corrimão.  Dessa forma, após análise dos resultados é possível perceber que as escolas, EMEF Francisca de Jesus Cavalcante a EMEIF Tereza Dutra da cidade do Cedro-CE, respectivamente, zona urbana e zona rural, que são objeto de estudo para esse trabalho necessitam se adequar ao que diz a LBI e NBR 9050/2015 e readaptar suas estruturas físicas para acolhimento dos alunos com deficiências.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgínia Diniz Torres, Faculdade Santa Maria/PB

[1] Acadêmica de engenharia civil pela Faculdade Santa Maria/PB. [email protected];

Ricardo Ricelli Pereira de Almeida, Faculdade Santa Maria/PB;

[2] Professor de engenharia civil da Faculdade Santa Maria/PB;

 

Elysson Marcks Gonçalve Andrade, Faculdade Santa Maria/PB

3] Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande, Mestrado em Engenharia Agrícola na área de concentração irrigação e drenagem pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutorado em Engenharia Agrícola na área de concentração irrigação e drenagem pela Universidade Federal de Campina Grande. Atua na grande área de Agronomia e Engenharia Agrícola. Professor nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santa Maria/PB.[email protected];

Guilherme Urquisa Leite, Faculdade Santa Maria/PB

[4] Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba e Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do curso de bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade Santa Maria/PB. [email protected].

 



Referências

ALMEIDA, I. M. S. Acessibilidade Física nas Escolas Públicas. Um problema de gestão? Artigo (Especialista no Curso de Gestão Pública Municipal), Curitiba, 2012.

ABNT- Associação Brasileira de Normas. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, 2015. Acesso em: fev. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. São Paulo, cap. III - Da Educação, da Cultura e do Desporto, Saraiva,2017.

BRASIL, Estatuto da Pessoa com Deficiência. Lei 13.146 de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/l10406.htm. Acesso em abril de 2020.

BRASIL, Decreto n. 5.296. Regulamenta as Leis nos 10.048, que dá prioridade de atendimento às pessoas e 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida. Disponível em: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 2004. Acesso em: abril de 2020.

CARVALHO, P. R. N. Obstáculos à Acessibilidade em Caruaru: o (des) Cumprimento do Estatuto da Pessoa com Deficiência à Luz da Lei de Improbidade Administrativa. Faculdades Asces-Unita, Caruaru. 2017.

COELHO, Alexandre. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: jusbrasil.com.br/. Acesso em: junho de 2020.

DEMO, Pedro. Saber pensar. São Paulo: Cortez, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Atlas, São Paulo, 2016.

LEANDRO, M. L. P. Acessibilidade No Campus Cidade Universitária UNIS – MG. Varginha/MG, 2016.

MANZINI, Eduardo José. Inclusão e acessibilidade. Revista da Sobama, v. 10, n. 1, p. 31-36, 2005.

SANTOS, A. L. C. A Inclusão Do Deficiente Visual na Educação: um Estudo nas Escolas Municipais de João Pessoa-PB, João Pessoa, 2015.

SILVA, A. G. Acessibilidade X Inclusão: um estudo no campus da Universidade do Estado do Pará (Belém). 2008. Disponível em: http://www.pucpr.br. Acesso em: maio de 2020.

SILVA, A.E. Contreras, H. S. H. A Inclusão de Crianças com Deficiência nas Escolas Regulares. 2017. Disponível em: http://www.pucpr.br. Acesso em: maio de 2020.

SILVA, A. N. C. O Direito à Acessibilidade e a Inclusão Escolar: um Estudo de Caso de uma Escola Pública do Distrito Federal. Universidade de Brasília Faculdade de Educação, Brasília, 2013. Disponível em: Acesso em: 29 mai. 2020

SOUSA, Frank Marlon. Acessibilidade na escola: princípios, conceitos e exemplos para se inspirar. Equipe Diversa. Disponível em https://diversa.org.br/ Acesso em: maio de 2020.

SOUZA, Sheila Carla de. Acessibilidade: o direito de ir e vir. Pandora, 2011. Disponível em: http://revistapandorabrasil.Acesso em: maio de 2020.

TARTUCE, Flávio. Curso de Direito Civil. Cortez, São Paulo, 2017.

WRITE, Edmundo Friso. A ONU e as pessoas com deficiência. Disponível em: https://nacoesunidas.org/acao. Acesso em abril de 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos