Gestão Democrática Escolar: Conquistas e Desafios em uma Escola Pública de Pernambuco / Democratic School Management: Achievements and Challenges in a Public School in Pernambuco

Autores

  • Natália Maria da Silva UFRPE
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodolfo Araújo de Moraes Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • João Morais de Sousa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Giovanni Giuseppe da Nobrega Marinho Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2893

Palavras-chave:

Educação. Políticas públicas. Transparência

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral investigar a presença da gestão democrática na escola de Referência em Ensino Médio Don Vieira, Nazaré da Mata (PE), analisando as conquistas e desafios. A metodologia quanto à abordagem foi qualitativa, pois possibilitou abranger com amplitude as discussões relacionadas ao tema de estudo. Além do que, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, documental e de campo.  Utilizou-se como aporte teórico DALBEN (2004), GADOTTI e ROMÃO (2013), LIBÂNIO (2013), LUCK (2012) e PARO (2003). As ações, discursões e busca por fundamentação teórica direcionou a mergulhar na gestão escolar e democracia, enfatizando os avanços ocorridos até alcançarmos a gestão democrática. Enfatizou-se também a busca pela autonomia na gestão democrática, como também a democratização e descentralização da gestão escolar através do conselho escolar, conselho de classe, associação de pais, grêmio estudantil, dentre outros. As discussões realizadas por meio da análise da entrevista evidenciaram que a escola lócus desta pesquisa possui uma gestão democrática, sendo inegável a importância da participação da comunidade nas conquistas e desafios a fim de garantir a democratização da gestão escolar.

 

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Biografia do Autor

Natália Maria da Silva, UFRPE

1 Especialista em Gestão Pública -UFRPE/Unidade Acadêmica de Educação a Distância      e          Tecologia -Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE - [email protected];

José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

2 Professor Titular da área de Administração Aplicada, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; [email protected];

Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

3 Professor Titular da área de Administração Aplicada, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE. [email protected]

João Morais de Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

4 Professor Associado - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE - [email protected].

Giovanni Giuseppe da Nobrega Marinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

5 Mestrando em Administração Pública - Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP/UFRPE. Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE. [email protected].

 

 

 

Referências

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos