Gestão Democrática Escolar: Conquistas e Desafios em uma Escola Pública de Pernambuco / Democratic School Management: Achievements and Challenges in a Public School in Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2893Palavras-chave:
Educação. Políticas públicas. TransparênciaResumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral investigar a presença da gestão democrática na escola de Referência em Ensino Médio Don Vieira, Nazaré da Mata (PE), analisando as conquistas e desafios. A metodologia quanto à abordagem foi qualitativa, pois possibilitou abranger com amplitude as discussões relacionadas ao tema de estudo. Além do que, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, documental e de campo. Utilizou-se como aporte teórico DALBEN (2004), GADOTTI e ROMÃO (2013), LIBÂNIO (2013), LUCK (2012) e PARO (2003). As ações, discursões e busca por fundamentação teórica direcionou a mergulhar na gestão escolar e democracia, enfatizando os avanços ocorridos até alcançarmos a gestão democrática. Enfatizou-se também a busca pela autonomia na gestão democrática, como também a democratização e descentralização da gestão escolar através do conselho escolar, conselho de classe, associação de pais, grêmio estudantil, dentre outros. As discussões realizadas por meio da análise da entrevista evidenciaram que a escola lócus desta pesquisa possui uma gestão democrática, sendo inegável a importância da participação da comunidade nas conquistas e desafios a fim de garantir a democratização da gestão escolar.
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