Gestão Democrática Escolar: Conquistas e Desafios em uma Escola Pública de Pernambuco / Democratic School Management: Achievements and Challenges in a Public School in Pernambuco

Autores

  • Natália Maria da Silva UFRPE
  • José de Lima Albuquerque Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodolfo Araújo de Moraes Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • João Morais de Sousa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Giovanni Giuseppe da Nobrega Marinho Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2893

Palavras-chave:

Educação. Políticas públicas. Transparência

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral investigar a presença da gestão democrática na escola de Referência em Ensino Médio Don Vieira, Nazaré da Mata (PE), analisando as conquistas e desafios. A metodologia quanto à abordagem foi qualitativa, pois possibilitou abranger com amplitude as discussões relacionadas ao tema de estudo. Além do que, trata-se de uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos, documental e de campo.  Utilizou-se como aporte teórico DALBEN (2004), GADOTTI e ROMÃO (2013), LIBÂNIO (2013), LUCK (2012) e PARO (2003). As ações, discursões e busca por fundamentação teórica direcionou a mergulhar na gestão escolar e democracia, enfatizando os avanços ocorridos até alcançarmos a gestão democrática. Enfatizou-se também a busca pela autonomia na gestão democrática, como também a democratização e descentralização da gestão escolar através do conselho escolar, conselho de classe, associação de pais, grêmio estudantil, dentre outros. As discussões realizadas por meio da análise da entrevista evidenciaram que a escola lócus desta pesquisa possui uma gestão democrática, sendo inegável a importância da participação da comunidade nas conquistas e desafios a fim de garantir a democratização da gestão escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Maria da Silva, UFRPE

1 Especialista em Gestão Pública -UFRPE/Unidade Acadêmica de Educação a Distância      e          Tecologia -Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE - silva.n.mda@gmail.com;

José de Lima Albuquerque, Universidade Federal Rural de Pernambuco

2 Professor Titular da área de Administração Aplicada, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE; limalb53@gmail.com;

Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

3 Professor Titular da área de Administração Aplicada, Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE. rodolfoamfilho@yahoo.com.br

João Morais de Sousa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

4 Professor Associado - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE - joaomsousa@uol.com.br.

Giovanni Giuseppe da Nobrega Marinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

5 Mestrando em Administração Pública - Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP/UFRPE. Departamento de Administração, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Campus Recife - PE. giovannigiuseppe3@hotmail.com.

 

 

 

Referências

BRASIL. Constituição Federal (1988). Disponível em: . Acesso em: 17 de jan. 2019.

______. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

BOBBIO, N. Qual democracia? São Paulo: Edições Loyola, 2010.

DALBEN, A. I. L. F. Conselho de Classes e avaliação: Perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas – SP, Papirus, 2004.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GADOTTI, M., ROMÃO, J. E. (org) Autonomia da Escola: Princípios e propostas / - 7ª Ed. _São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2013.

GADOTTI, M. Escola Cidadã. 13ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

JUSTO, J. C. R.; GIUSTI, N. M. R. Formação colaborativa de professores dos Anos Iniciais: um olhar sobre duas pesquisas. Acta Scientiae, v.16, n.4, Ed. Especial, 2014.

KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6.ed. Revista e ampliada. São Paulo: Heccus, 2013.

LUCK. H. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LUCK. H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 8ª ed. Editora Vozes, 2012.

MARQUES, M. O. Professores falantes de si e na sala de aula, na escola e na constituição da pedagogia. In. OLIVEIRA, V. F. (Org.) Imagens de Professor: significações do trabalho docente. Ijuí : Editora da Innijuí, 2004.

MELO, Eva Coelho Rodrigues de. SOARES, Rita Cristiane Ramacciotti Gusmão. Concepção da Gestão Escolar e Consequências quanto a Formação de Seus Gestores. Id on Line Rev.Mult. Psic.,2018, vol.12, n.41, p.219-224

PARO, V. H. Eleição de Diretores: a escola pública experimenta a democracia. São Paulo: Xamã, 2003.

SOUZA, Francisca Cristiane Gomes de; FEITOSA, Lílian Cavalcante; DUARTE, Sabrina Rodrigues; BRITO, Kátia Daniele Dutra; SOARES, Maria Alinele Lucena; MELO, Sabrina Sueli Lucena; OLIVEIRA, Gislene Farias de. Levantamento da percepção dos usuários sobre a operacionalidade do Sistema de Avaliação de Desempenho do Servidor - SADS/UFCA, de 2019. Id on Line Rev.Mult.Psic., dezembro/2019, vol.13, n.48, Suplemento 1, p. 67-83.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos