A Constituição Psíquica Pedofílica na Obra Lolita / The Pedophilic Psychic Constitution in the Work Lolita

Autores

  • Márcia Guimaraes Rivas Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU Universidade São Judas Tadeu
  • Jessica Leite Barbosa Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
  • Luiz Roberto Marquezi Ferro Universidade São Judas Tadeu https://orcid.org/0000-0002-4783-3603
  • Aislan José Oliveira Centro Universitário Campos de Andrade- Uniandrade https://orcid.org/0000-0003-3719-8519

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v15i54.2889

Palavras-chave:

pedofilia, perversão, sexualidade

Resumo

O presente trabalho aborda o tema pedofilia e sua possível constituição psíquica. À luz da psicanálise freudiana e lacaniana, a pedofilia constitui-se na estrutura psíquica perversa. Para ilustrar a estrutura psíquica perversa usaremos a obra Lolita, de Vladimir Nabokov, que conta a história do personagem Humbert, um homem de meia idade que se apaixona por Lolita, uma garota de doze anos de idade. Atualmente, o tema pedofilia é visto como um problema de saúde pública, entretanto, nem sempre foi assim, era visto como um fenômeno naturalizado na antiguidade. Com base nisso, buscamos distinguir os termos “molestador sexual” e o “pedófilo”, contextualizar a história da infância e a criminalização de fantasias sexuais. Neste trabalho a obra Lolita é apresentada como caso clínico para análise de sua constituição psíquica, relevando à importância do conhecimento da história pregressa do sujeito, assim como a importância da elaboração de traumas no sujeito pedófilo.

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Biografia do Autor

Márcia Guimaraes Rivas, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU Universidade São Judas Tadeu

Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (2000) com especialização em Psicanálise winnicottiana pelo Centro Winnicott de São Paulo, tem experiência na área de Psicologia com linha de pesquisa voltada para a Psicologia/Psicanálise, Antropologia filosófica e filosofia da religião. Professora Adjunta nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdade Santa Marcelina (FASM), Universidade São Judas Tadeu (USJT) e psicanalista/psicóloga clinica em consultório particular.

Jessica Leite Barbosa, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU

Graduanda em Psicologia

Luiz Roberto Marquezi Ferro, Universidade São Judas Tadeu

Doutorando em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. Possui pós graduação (especialização) em filosofia e ensino de filosofia (2011) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais; pós graduação (especialização) em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, pela Universidade Estácio (2020); pos-graduando em Neuropsicologia (Ipog - termino previsto para jan/2022) e Pós graduando em Psicologia Hospitalar (Uniara - termino previsto 04/2021); graduação em Teologia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto (2003), graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP (2011), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2007) e graduação em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto (1999). Foi professor no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto.Atualmente /e professos Adjunto I na Universidade São Judas Tadeus nas Unidades Curriculares: Processos Fenomenologicos, existenciais e humanistas; Processos Psicopatológicos e Contemporaneidade; Estágio Básico em Saúde Mental; Estágio em Psicodiagnóstico. Tem se dedicado a pesquisas nas áreas de consumo abusivo/dependencia de álcool, tabaco e outras drogas na populacao geral e entre universitários; questões ligadas a violencia; e promoção de saude entre universitários.

Aislan José Oliveira, Centro Universitário Campos de Andrade- Uniandrade

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorando em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná e Especialista em Dependências Químicas. Atua como Psicólogo clínico e professor universitário com experiência na área de Psicologia clínica e Avaliação Psicológica, com ênfase em Dependências Químicas atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento (Comunidades Terapêuticas, Clínicas e Centro de Atenção Psicossocial), estruturação de serviços de tratamento, desenvolvimento, análise, avaliação e implementação de Programas Terapêuticos. Atualmente é coordenador do curso de psicologia do Centro Universitário Campos de Andrade- Uniandrade

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Publicado

2021-02-28

Edição

Seção

Estudo de Caso