O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Autores

  • Catarina Fernandes Macêdo Bezerra
  • Maria Valéria Leimig Telles
  • Maria Iaponira Fernandes Macêdo Bezerra
  • Samuel de Oliveira Ribeiro
  • Noyla Denise Alencar de Sá

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v8i23.288

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade – TDAH. Criança. Adolescente

Resumo

O transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH) é uma doença de alta prevalência em crianças em idade escolar. Erroneamente entendido anteriormente como um diagnóstico de baixa morbidade, o TDAH é reconhecido atualmente como uma condição importante, não só pelo forte impacto funcional e social como também pela alta prevalência de comorbidades psiquiátricas. O TDAH é um distúrbio neurofisiológico, com sinais de falta de atenção e impulsividade não adequadas ao nível de desenvolvimento, prejudiciais a aprendizagem e com impacto na qualidade de vida dessas crianças. Não existe marcador biológico para o TDAH, seu diagnóstico é clínico, baseado em entrevista com o paciente, pais, professores e pessoas que lidam com o portador. O objetivo visa ressaltar os aspectos mais importantes da avaliação do TDAH, consultando a bibliografia mais pertinente para avaliação deste transtorno. O presente estudo busca uma revisão atual dos principais aspectos do histórico, epidemiologia, neurobiologia, quadro clínico, comorbidades, diagnóstico, evolução e tratamento do transtorno.

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Biografia do Autor

Catarina Fernandes Macêdo Bezerra

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2014-07-02

Edição

Seção

Artigo de Revisão