Arte Resistência e Existência: A Arte Como Forma de Existência de Alunas com Deficiência Intelectual /

Autores

  • Gabriela Selau Benetti Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Amanda Castro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2879

Palavras-chave:

Arte, Deficiência intelectual, Psicologia

Resumo

Através dos variados recursos da arte, ela oferece um espaço para expressão de sentimentos, autoafirmação e criatividade. Surge como uma forma pela qual o aluno com deficiência intelectual possa se expressar e que sua voz seja escutada e abraçada, considerando os estigmas que carrega pela sociedade em que existe e ''resiste''. Por isso, buscou-se analisar como a arte propicia o reconhecimento de si e reflete o protagonismo desses alunos. A pesquisa foi realizada remotamente através de chamadas de vídeo com cinco alunas da APAE de Içara – SC ao serem questionadas sobre quem elas são e o que a arte significa para elas. Por meio de análise de conteúdo foi possível investigar através de desenhos e na interação como a arte propiciou a expressão de sentimentos, protagonismo e sociabilização. Este estudo permitiu compreender como a arte é potencializadora, que além de terapêutica, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo e singular.

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Biografia do Autor

Gabriela Selau Benetti, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduanda em Psicologia na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Amanda Castro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos