Cervicalgia Inespecífica em Estudantes de Fisioterapia de uma Instituição Privada / Nonspecific Cervicalgia in Physiotherapy Students from a Private Institution

Autores

  • Claudya Rayanna Rocha Prado Tourinho Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).
  • Virgílio Santana Junior Centro Universitário de Maringá (CESUMAR);

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2877

Resumo

Resumo: A cervicalgia é considerada um dos mais incômodos problemas osteomusculares, e, apresenta grande impacto na qualidade de vida dos indivíduos. A dor em região cervical é um problema comum entre os estudantes universitários, uma vez que o vício postural no desenvolvimento de tarefas corriqueiras e uso indiscriminado dos eletrônicos têm sido considerados como fatores geradores dessa patologia. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar a cervicalgia inespecífica em estudantes de fisioterapia de uma instituição privada do Sudoeste Baiano. Tratou-se de um estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, cuja amostra foi não probabilística, constituída por 30 estudantes do curso de fisioterapia. Utilizou-se para a coleta de dados um formulário construído por três blocos, a saber informações sociodemográficas dos estudantes, escala funcional de incapacidade do pescoço de Copenhagen e a Escala Visual Analógica (EVA) para a categorização da dor. A análise dos dados foi realizada através do programa SPSS (StatisticalPackage for the Social Sciences), versão 21.0. O estudo constatou que a média de idade da amostra estudada foi de 24,67 (± 3,35) anos, com predominância do sexo feminino, onde 63,3% dos estudantes apresentaram a cervicalgia e a dor esteve presente em 50% dos avaliados. A postura na sala de aula, e durante as horas de estudo extraclasse, bem como a utilização de notebooks, smartfones e tablets foram os fatores mais citados como responsáveis pelas dores cervicais.

 

Palavras-chave: Cervicalgia. Dor. Estudantes. Fisioterapia.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudya Rayanna Rocha Prado Tourinho, Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR).

*Discente do Curso de Fisioterapia da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). [email protected];

Virgílio Santana Junior, Centro Universitário de Maringá (CESUMAR);

**Especialista em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR);


 



Referências

Silva DAM, et al. Theat ment of mechanical cervical gyby traction and pompage techniques: a case report. RevCiên Saúde 2017; 2(3): 8-12.

Santos HA, Joia LC. A liberação miofascial nos tratamentos de cervicalgia. Revista das Ciências da Saúde do Oeste Baiano – Higia. 2018; 3(1): 151-167.

Falavigna A, et al. Instrumento de avaliação clínica e funcional em cirurgia da coluna vertebral. Coluna/Columna. 2011; 10(1): 62-67.

Lima MA, Silva JCS. Avaliação da capacidade funcional e dor na região cervical em estudantes de fisioterapia de uma instituição de ensino privado. E-Rac. 2019; 9(1): 1-15.

Fonseca ABP. Dor cervical inespecífica e disfunção temporomandibular em jovens estudantes de fisioterapia. UFP Digital. 2019; TCC: 1-25.

Silva T, et al. Qualidade de vida e prevalência de dor na região cervical em acadêmicos. Revista Eletrônica Acervo Saúde/Electronic Journal Collection Health. 2020; 39(1): 1-9.

Lima AS, et al. Functional disability of the neck pain in university students with chronic neck pain. Sinapse Múltipla. 2019; 8(2): 163-168.

Badaró FAR, Araújo RC, Behlau M. Desconforto vocal em indivíduos com queixa cervical: uma abordagem baseada em questionários de autoavaliação. Audiol., Commun. Res. 2014; 19(3).

Korelo RIG, et al. Efeito de um programa cinesioterapêutico de grupo, aliado à escola de postura, na lombalgia crônica. Fisioterapia em Movimento. 2017; 26(2): 389-394.

Sato MI, et al. Cervicalgia entre estudantes de medicina: uma realidade multifatorial. Rev Fac Ciênc Méd Sorocaba. 2019; 21(2): 55-8.

Neto MG, Sampaio GS, Santos PS. Frequência e fatores associados a dores musculoesqueléticas em estudantes universitários. Revista Pesquisa em Fisioterapia. 2016; 6(1): 26-34.

Silva AF, et al. Prevalência de Cervicalgia em Acadêmicos de Odontologia de um Centro Universitário. Revist. Port.: Saúde e Sociedade. 2017; 2(2): 422-434.

Vey APZ, Silva AC, Lima FSTL. Análise de dor nas costas em estudantes de graduação. Disciplinarum Sci Série Ciênc Saúde. 2013; 14(2): 217-25.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos