A Influência da Maquiagem para o Resgate da Auto Estima em Mulheres / The Influence of Makeup for the Recovery of Self-Esteem in Women

Autores

  • Ana Carla Alves Evangelista Diniz Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR,
  • Zamia Aline Barros Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2875

Palavras-chave:

Autoestima. Beleza. Estética. Maquiagem, Mulheres.

Resumo

Resumo: Existem muitos fatores diferentes que afetam a autoestima, incluindo a aparência física. A beleza e a autoestima costumam ser altamente relacionadas às mulheres, embora o grau de atratividade física de um homem para os outros também possa afetar sua autoestima. Objetivo: Averiguar a influência da maquiagem para o resgate da autoestima em mulheres. Metodo: Foi pautada em um estudo descritivo com aplicação de questionário com vinte estudantes universitárias do Curso de Estética de uma universidade do sudoeste baiano. Resultado: Viu-se que a maquiagem influencia na autoestima de mulheres, mudando o olhar subjetivo de definição de beleza fazendo estas gostarem mais  de si mesmas. Conclusão: Notou-se o quão a maquiagem é um atributo fortalecedor da auto estima da mulher, empoderador e que agrega as mulheres que fazem uso dela um sentimento de satisfação e que faz a mulher se sentir bem mais poderosa e satisfeita com a própria imagem.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Alves Evangelista Diniz, Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR,

1 Discente em Estética e Cosmética, Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR, Vitória da Conquista, BA, Brasil. [email protected];

Zamia Aline Barros Ferreira

2 Psicóloga. Mestre em Tecnologia em Saúde. Docente da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. [email protected]



 

 


 

 



Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições, LDA, 2009.

BRUM, L. F. S.; MARAVIESKI, S.; BERTIM, F. R. S. Influência do visagismo e da maquiagem na autoestima de adolescentes institucionalizadas. Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde, v. 3, n. 12, 2013.

CORREIA, K.; BORLOTI, E. Mulher e depressão: uma análise comportamental-contextual. Acta Comportamentalia, v. 19, n. 3, p. 359-373, 2011.

PONTES, S. Maquiagem: um recurso para promover a autoestima. Palhoça,

FREIRE, T.; TAVARES, D. Influência da autoestima, da regulação emocional e do gênero no bem-estar subjetivo e psicológico de adolescentes. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo , v. 38, n. 5, p. 184-188, 2011.

GARCIA, Lisa. The Effects of Makeup on Women's Self-Esteem. Kaplan University, ProQuest Dissertations Publishing, v.4, n.12, p.33-41, 2016.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Nathália Silva; SILVA, Sueli Riul da. Avaliação da autoestima de mulheres submetidas à cirurgia oncológica mamária. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 22, n. 2, p. 509-516, June 2013.

MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa. 6ª Ed. São Paulo: Hucitc, 2008.

SEITÉ, S; DESHAYES, P; DRÉNO, B, Interest of corrective makeup in the management of patients in dermatology. Clin Cosmet Investig Dermatol, v. 5, n. 2, p. 123–128, 2012.

SOUZA, Luciana Karine de; HUTZ, Claudio Simon. A autocompaixão em mulheres e relações com autoestima, autoeficácia e aspectos sociodemográficos. Psico (Porto Alegre), Porto Alegre , v. 47, n. 2, p. 89-98, 2016 .

STREHLAU, Vivian Iara; CLARO, Danny Pimentel; LABAN, Silvio Abrahão Neto.A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratória R.Adm., São Paulo, v.50, n.1, p.73-88, 2015.

TEIXEIRA, Francine; MELO, Vitória. O impacto da maquiagem na autoestima de mulheres com câncer de mama. Artigo apresentado como requisito parcial para a conclusão do curso de Graduação em Estética e Cosmética da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. 2019.

VARGAS, Angelica. Consumo de maquiagem cresce entre brasileiras, 2016. Disponivel em: < https://www.nielsen.com/br/pt/press-releases/2016/consumo-de-maquiagem-cresce-entre-as-brasileiras/> Acesso em 5 nov 2020.

WEI, M.; LIAO, K.; KU, T; SHAFFER, P. Attachment, self-compassion, empathy, and subjective well-being among college students and community adults. Journal of Personality, v. 79, n. 1, p.191-221, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos