Aulas Práticas de Biologia no Ensino Remoto: Desafios e Perspectivas / Practical Biology Classes in Remote Education: Challenges and Perspectives

Autores

  • Elba Pedrina Batista de Sá Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Sebastiana Micaela Amorim Lemos Universidade Regional do Cariri – URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2874

Palavras-chave:

aulas remotas. Ensino de Biologia. COVID-19

Resumo

Resumo: O artigo pretende apresentar e discutir uma pesquisa de Iniciação Científica da Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales, financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) para compreensão das práticas de ensino de Biologia desenvolvidas durante as aulas remotas. Esse estudo tem como objetivo compreender como as práticas de ensino de Biologia estão sendo desenvolvidas por docentes de uma escola estadual do município de Campos Sales - CE durante o isolamento social determinado pela pandemia de COVID-19.  Consiste em uma observação não-participante onde aplicamos um formulário online aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Com os resultados pretendemos identificar os principais desafios, estratégias de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de práticas e dificuldades na aprendizagem de Biologia durante as aulas remotas. Percebe-se que é um momento árduo para a maioria dos docentes e discentes e essa pesquisa poderá criar espaços para reflexão sobre essas práticas.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elba Pedrina Batista de Sá, Universidade Regional do Cariri – URCA

[1] Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales. elbapedrina10@gmail.com. Campos Sales, Ceará, Brasil;

[

Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Universidade Regional do Cariri – URCA

2] Docente do Departamento de Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Unidade Descentralizada de Campos Sales. Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri – URCA. micaela_lemos@hotmail.com. Campos Sales, Ceará, Brasil;




Referências

ARAÚJO, Maurício dos Santos; FREITAS, Wanderson Lopes dos Santos. A experimentação no ensino de Biologia: uma correlação entre teoria e prática para alunos do ensino médio em Floriano/PI. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, n. 1, 2019.

BARBOSA, André Machado; VIEGAS, Marco Antônio Serra; BATISTA, Regina Lucia Napolitano Felício Felix. Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, 2020.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; TEIXEIRA Pedro Pinheiro; FERNANDES, Karine de Oliveira Bloomfield; BERTAGNA, Maína; VALENÇA, Cristiana Rosa; SOUZA, Lucia Helena Pralon de. Percepções docentes e práticas de ensino de Ciências e Biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 13, n. 1, 2020.

CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, 2020.

CARDOSO, Nilson de Souza; MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima. FORPIBID-RP e a politização como enfrentamento ao ensino remoto. Revista Formação em Movimento, v. 2, n. 4, 2020.

NASCIMENTO, Francisca Georgiana Martins do; BENEDETTI, Tiago Rodrigues; SANTOS, Adriana Ramos dos. Uso do Jogo Plague Inc.: uma possibilidade para o Ensino de Ciências em tempos da COVID-19. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, 2020.

PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana; COELHO, Caroline Pugliero; SOARES, Renata Godinho. Metodologias ativas e o ensino remoto de Biologia: uso de recursos online para aulas síncronas e assíncronas. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.

RIBEIRO JUNIOR, Manoel Cícero; FIGUEIREDO, Luciano Silva; OLIVEIRA, Dalila Coragem Alves de; PARENTE, Márcia Percília Moura; HOLANDA, Jeisy dos Santos. Ensino remoto em tempos de covid-19: aplicações e dificuldades de acesso nos estados do Piauí e Maranhão. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, 2020.

SILVA, Douglas dos Santos; ANDRADE, Leane Amaral Paz; SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos