A Educação Quilombola como Elemento de Fortalecimento e Consolidação da Identidade na Comunidade de Conceição das Crioulas / Quilombola Education as an Element for Strengthening and Consolidating Identity in the Conceição das Crioulas Community
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2870Palavras-chave:
Conceição das Crioulas. Quilombo. Educação. História. IdentidadeResumo
Resumo: Este trabalho objetiva descrever as lutas e conquistas territoriais, educacionais e identitárias da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas. A educação é um marco presente nas lutas desta comunidade, a conquista de uma educação específica pautada por um ensino comunitário, coma valorização da cultura, costumes e saberes tradicionais. Na perspectiva estruturante da valorização e construção da identidade de jovens e crianças, ao identificar-se, valoriza suas origens com orgulho e autonomia. Este trabalho tem a pretensão de fazer um debate acerca da relevância da educação quilombola como um elemento fortalecedor da identidade. A reflexão terá como metodologia as observações de dentro do território comunitário de Conceição das Crioulas, a seleção de referências bibliográficas e a escolha do caminho qualitativo. Como aporte teórico vamos mobilizar os trabalhos de alguns autores escolhidos, centralizando como resultado destacar a fundamental importância da educação como principal ferramenta na evolução do ser humano. Torna-se visível pelo debate que essa educação específica é algo que contribui substancialmente para fortalecer o discurso, o qualificar do debate e, em consequência a forja da identidade coletiva.
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