A Educação Quilombola como Elemento de Fortalecimento e Consolidação da Identidade na Comunidade de Conceição das Crioulas / Quilombola Education as an Element for Strengthening and Consolidating Identity in the Conceição das Crioulas Community

Autores

  • Marlete Mendes da Silva Santos aculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Pedro Fernando dos Santos Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2870

Palavras-chave:

Conceição das Crioulas. Quilombo. Educação. História. Identidade

Resumo

Resumo: Este trabalho objetiva descrever as lutas e conquistas territoriais, educacionais e identitárias da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas. A educação é um marco presente nas lutas desta comunidade, a conquista de uma educação específica pautada por um ensino comunitário, coma valorização da cultura, costumes e saberes tradicionais. Na perspectiva estruturante da valorização e construção da identidade de jovens e crianças, ao identificar-se, valoriza suas origens com orgulho e autonomia. Este trabalho tem a pretensão de fazer um debate acerca da relevância da educação quilombola como um elemento fortalecedor da identidade. A reflexão terá como metodologia as observações de dentro do território comunitário de Conceição das Crioulas, a seleção de referências bibliográficas e a escolha do caminho qualitativo. Como aporte teórico vamos mobilizar os trabalhos de alguns autores escolhidos, centralizando como resultado destacar a fundamental importância da educação como principal ferramenta na evolução do ser humano. Torna-se visível pelo debate que essa educação específica é algo que contribui substancialmente para fortalecer o discurso, o qualificar do debate e, em consequência a forja da identidade coletiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlete Mendes da Silva Santos, aculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

[1] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Pedro Fernando dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

[2] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

 

 

Referências

ARAÚJO, Rosilene da Silva; MIGUEL, Joelson Rodrigues. Formação Docente Continuada e a Educação Quilombola. Id on Line Rev.Mult.Psic., Julho/2020, vol.14, n.51, p. 689-702.

BATISTA,Carolina.POLÍTICAS PÚBLICAS CULTURAIS PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA. São Paulo, c2011. Disponível em: [http://celacc.eca.usp.br/sites/default/files/media/tcc/295-988-1-PB.pdf]. Acesso em: 12,out de 2020.

FERREIRA, Alison Silva; BORGES, Gessica Guiné; RODRIGUES, Robson Lima. O Ambiente Escolar e as Relações Étnico-Raciais em uma Escola Quilombola de Feira de Santana. Id on Line Rev.Mult. Psic., Maio/2020, vol.14, n.50, p. 764-782.

FREIRE, Paulo Reglus Neves. Política e educação. 5.ed. São Paulo: Cortez, 1993.

LEITE, Maria Jorge dos Santos. Movimento Social Quilombola: Processos educativos. Curitiba: Appris, 2016.

MALCHER, Maria Albenize Farias. IDENTIDADE QUILOMBOLA E TERRITÓRIO. [s.d]. Disponivel em: [http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/ Geografiasocioeconomica/Geografiacultural/120.pdf]. Acesso em: 22,out de 2020.

NASCIMENTO, Márcia Jucilene. Por uma pedagogia crioula: memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas –PE. Brasília, 2017.

OLIVEIRA, Jocicleide. Mulheres que marcaram a história do quilombo de Conceição das Crioulas. Salgueiro, 2012.

REIS, Maria Clareth Gonçalves. REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NUM QUILOMBO PELO VIÉS DA HISTÓRIA ORAL. c2003.

Disponivel em: [http://www.anped.org.br/sites/default/files/t216.pdf]. Acesso em: 26,out de 2020.

RIBEIRO, Álvaro Sebastião Teixeira; SOUZA, Bárbara Oliveira; SOUZA, Edileuza Penha; RIBEIRO, Iglê Maura Paz. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Escola. Brasilia: Ágere, 2008.

RODRIGUES, Maria Diva da Silva. Política de Nucleação de escolas:Uma violação de Direitos e a negação da cultura e da educação escolar quilombola. Brasília, 2017.

SILVA, Givânia Maria. Educação e Luta política no Quilombo de Conceição das Crioulas. Curitiba: Appris, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Artigos