A Relevância dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento da Aprendizagem na Educação Infantil / The Relevance of Games and Play for the Development of Learning in Early Childhood Education

Autores

  • Ana Claudia de Souza Menezes Medrado Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE http://orcid.org/0000-0001-5373-2326
  • Verônica Rejane Lima Texeira Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2869

Palavras-chave:

Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil, Lúdico, Aprendizagem

Resumo

Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância de jogar e brincar no desenvolver da aprendizagem na educação infantil, no qual os mesmos são ferramentas pedagógicas que possibilitam a criança uma aprendizagem prazerosa e de experiências significativas, atuação do professor e dos recursos utilizados adequadamente irá possibilitar o desenvolvimento global das habilidades e competências das crianças na educação infantil para formação do conhecimento. Tendo como objetivo identificar quais os fatores positivos na utilização dos jogos e brincadeiras para que a aprendizagem se desenvolva. Objetivando ainda compreender o desenvolvimento da criança na educação infantil, diante do fazer lúdico analisando a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. A pesquisa foi constituída por uma pesquisa descritiva, na qual é feita uma abordagem qualitativa. Fundamentada no estudo documental, sendo, leituras de artigos e sites do início ao fim, dos quais envolviam a temática citada, seguindo da revisão bibliográfica. Concluiu que ao longo do desenvolvimento evidenciou-se a importância dos jogos e brincadeiras na primeira etapa da Educação Infantil. A historicidade revela que não foi fácil a luta para que a Educação Infantil fosse reconhecida. Pode-se notar que a BNCC afirma total veracidade que os jogos e brincadeiras têm que fazer parte do currículo escolar e também do cotidiano escolar nas salas de aulas, isto é, que o educador seja um mediador desse processo, construindo a aprendizagem significativa junto do lúdico. Desenvolvendo os aspectos sociais, afetivos e emocionais e assim possa contribuir para formação do sujeito para o mundo, ou seja, para que tenha o desenvolvimento integral.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia de Souza Menezes Medrado, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

[1] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

Verônica Rejane Lima Texeira, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

[2] Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).  [email protected]



 

Referências

BRASIL, BNCC. Base Nacional Comum Curricular: MEC, Brasília, 2017.

_________. DCNEI (2010). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. p.12, 2010.

_________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica: MEC, 1996.

FERRARI, Márcio. Friedrich Froebel, o formador das crianças pequenas. Revista Nova Escola 01 de Outubro | 2008. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/96/friedrich-froebel-o-formador-das-criancas-pequenas. Acessado em: 16.out 2020.

O ESPAÇO EDUCAR. Disponivel em: https://oespacoeducar.com.br/2019/08/18/brincadeiras-calmas-para-sala-de-aula. Acessado em: 12.out 2020.

PESQUISA ESCOLAR. Disponivel em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/ index.php. Acessado em: 16.out 2020.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes Editora Ltda., 1998.

__________. Psicologia Pedagógica/ L. S. V Vygotski: tradução do russo e introdução de Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Edição

Seção

Comment